12

Nando Reis - Relicário ( analisando letra )

 
Ola a todos!!!

Hoje o nosso analisando letra traz  "Relicário", composta por Nando Reis, que teve na voz inigualável de Cassia Eller sua melhor interprete. Essa música faz parte do álbum "Para Quando o Arco Íris Encontrar o Pote de Ouro"segundo álbum gravado por Nando Reis que conta com todas as músicas de sua autoria. Foi gravado em Seattle, no começo do ano 2000. Produzido por Jack Endino.

Uma musica que curto muito, principalmente devido a alguns pontos complexos do texto, uma musica que fala basicamente do conflito de um relacionamento. Como o próprio Nando Reis diz em uma entrevista dada ao jornalista Marcelo Tas no Bate papo Uol em 15/05/2007.

Marcelo Tas entrevista o cantor Nando Reis ao vivo no Bate-papo UOL

Nando Reis: "'Relicário' é o manifesto do otimista que crê que o amor um dia há de vingar".
 A primeira coisa é que eu não gosto muito da idéia de uma música conter uma mensagem, ter uma interpretação. Acho que a riqueza de qualquer expressão artística é a interpretação que cada um faz da mesma.
Relicário é uma música que fala de uma separação, uma inviabilidade e usa como imagem o transcorrer do tempo que passa da noite para o dia. O nascer do dia leva embora a noite e esta noite leva junto a mulher que está inacessível para mim. O senhor X quer a Senhora Y que não está disponível. O Senhor X sofre pela indisponibilidade da Senhora Y que está indo embora para encontrar Senhor W. O Senhor X gostaria de ser o Senhor W para ter a Senhora Y. E eu não queria que a noite nunca acabasse para ter a senhora Y. A Senhora Y em questão depois passou a ser a Senhora L. E depois de muitos anos a Senhora Y se concretizou com uma realidade.
Bom, muito se especula sobre essa musica e seu real significado, como o próprio Nando Reis disse, nem ele mesmo gosta de dar uma interpretação a musica, mas mesmo não gostando, Relicário veio de uma inspiração, uma história de um amor inacessível vivida pelo próprio cantor, como ele mesmo relata acima. 

E tendo por base o que o próprio cantor diz na entrevista começaremos nossa analise.

Nando Reis - Relicário ( analisando letra )

 


É uma índia com colar 
A tarde linda que não quer se pôr:  Essas duas frases dão a alusão de paraíso, de um amor perfeito, da simplicidade e beleza do ser amado, no caso dessa canção o autor ao refere a sua amada, como uma índia com colar, enaltecendo sua beleza, pureza e valor.


Dançam as ilhas sobre o mar
Sua cartilha tem o A de que cor?:  Aqui ainda com a ideia do paraíso (as ilhas dançam) expressando a felicidade que se sente, a ilha me da a ideia de de algo particular, reservado, longe de tudo, logo a ideia de cumplicidade vem atona. A cartilha importa pela cor de uma letra específica, que faz parte talvez, de uma confirmação de afinidades, de preferências comuns no jogo do amor que são tão importantes.

O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou :
O que está acontecendo?
Eu estava em paz quando você chegou:  Acredito que neste trecho ele quis representar a confusão que sentimos quando nos apaixonamos. "o mundo está ao contrário e ninguém reparou, eu estava em paz quando você chegou" O mundo tornou-se completamente diferente a ele depois que se apaixonou, por isso ninguém reparou, pois é uma mudança na vida dele, e ele estava em paz antes dela aparecer, pois agora o coração e a mente dele estão nela o tempo todo.

E são dois cílios em pleno ar
Atrás do filho vem o pai e o avô :
 ( Os cílios em pleno ar, da a ideia de olhos abertos, ou seja, bem diante dos seus olhos. Nessa frase o personagem parece enxergar algo que já vinha acontecendo mas que só agora ele consegue ver, deve ter algo a ver com o caráter ou valores culturais ou familiares da pessoa amada, como se estivesse a vendo um conflito entre os dois, a parte "Atrás do filho vem o pai e o avô" me da essa idéia )

Como um gatilho sem disparar
Você invade mais um lugar
Onde eu não vou : ( Aqui, mais uma ideia de conflito,"Um gatilho sem disparar" ofensas com palavras, ( Você invade mais um lugar onde eu não vou ), conflito de gostos e costumes. Aqui parece a ver um choque muito grande dos valores culturais )

O que você está fazendo?
Milhões de vasos sem nenhuma flor
O que você está fazendo?
Um relicário imenso deste amor Na entrevista dada ao Jornalista Marcelo Taz, Nando Reis fala sobre o significado de "Relicário.




Nando Reis: Eu comecei a fazê-la em 17 de agosto que é dia do aniversário de minha mãe que já faleceu. Ela gostava muito de um bolero com esse nome. E eu queria fazer uma música com esta palavra. E começou por conta da minha emoção de estar com a Senhora Y no dia do aniversário da minha mãe e passou ser a fonte das imagens para descrever o momento X.
Como o próprio autor diz na entrevista, relicário representa um momento de tristeza, saudade. Nando Reis usou a palavra relicário em homenagem a um bolero que sua mãe já falecida gostava, expressa um momento de dor e sofrimento. ( isso fica claro, quando na entrevista ele fala da emoção de estar com a senhora y, no aniversario de sua mãe já falecida. As emoções se misturavam, a perda da mãe, as complicações no relacionamento e a alegria de ter a pessoa amada por perto mesmo com todos os problemas inspiraram a canção que descreve o momento x, o momento em que se vivia. )

O bolero em questão que a mãe de Nando Reis gostava, é o bolero da cantora Sarita Montiel chamado El Relicario, que fala do amor de uma mulher por um toureiro de Madri que morre em uma tourada ( a perda ). Vasos sem flor e relicário compartilham a capacidade de conter, mas também sacralizam a morte, a dor ou o sofrimento. O autor aqui deixa claro que o amor esta morrendo, ( Milhões de vasos sem nenhuma flor ) perdendo a beleza e significado, e questiona a pessoa amada ou a senhora y, sobre o fato de fazer daquele amor um imenso relicário, algo de muita dor e  sofrimento.

Corre a lua porque longe vai?
Sobe o dia tão vertical
O horizonte anuncia com o seu vitral
Que eu trocaria a eternidade por esta noite : Aqui, ele parece relembrar tudo que se passou, olha pro céu ( dia vertical ), e olhando pro horizonte ele tem em sua mente imagens da quele amor, ele da essa ideia quando diz,"O horizonte anuncia com o seu vitral", vitral são aqueles vidros das janelas das igrejas, no qual vem esculpidas algumas imagens, na maioria das vezes imagens históricas, sacras, ele trocaria tudo por aqueles momentos.

 Porque está amanhecendo?
Peço o contrario, ver o sol se por
Porque está amanhecendo?
Se não vou beijar seus lábios quando você se for : Na própria entrevista dada ao Marcelo Tas essa estrofe fica claro quando Nando Reis diz:

Nando Reis: É uma música que fala de uma separação, uma inviabilidade e usa como imagem o transcorrer do tempo que passa da noite para o dia. O nascer do dia leva embora a noite e esta noite leva junto a mulher que está inacessível para mim. O senhor X quer a Senhora Y que não está disponível. O Senhor X sofre pela indisponibilidade da Senhora Y que está indo embora para encontrar Senhor W. O Senhor X gostaria de ser o Senhor W para ter a Senhora Y. E eu não queria que a noite nunca acabasse para ter a senhora Y. A Senhora Y em questão depois passou a ser a Senhora L. E depois de muitos anos a Senhora Y se concretizou com uma realidade.
Quem nesse mundo faz o que há durar
Pura semente dura: o futuro amor
Eu sou a chuva pra você secar
Pelo zunido das suas asas você me falou : Sobre esta estrofe, Nando Reis diz mais em sua entrevista:


Nando Reis: A música é muito louca, pois fala "semente do futuro amor" que ao meu entender se deu na figura do meu filho Ismael que nasceu depois. Por isso que incluí na versão seguinte do "Relicário" uma estrofe, um apêndice que fala do nascimento do Ismael que é filho da Senhora Y. É uma história de amor.
 ("Quem nesse mundo faz o que há durar?") Nesse verso ele sugere uma inconformidade com a pouca duração das coisas, na verdade ele desejava que tudo durasse mais, talvez eternamente.  ("pura semente, dura: o futuro amor"), Neste verso o autor fala do fruto daquele amor, seu filho Ismael, aquele amor se perpetuou em seu filho

Essa estrofe nos propõe um dialogo, o eu lírico da cação diz que a pessoa amada lhe fala ao final do ultimo verso "Pelo zunido das suas asas você me falou).  A pessoa que fala ao eu lírico da canção se compara a chuva ( Eu sou a chuva pra você secar ) nos dando a ideia de algo que passou, como uma chuva que vem e molha, que muda seu estado, que mexe com seus sentidos que pode lhe causar danos ou refrescar, mais que tudo se resolve secando mesmo que ajam sequelas. E como quem bate suas asas ele vê a senhora y indo embora, e ao ir ele compreendia o que tudo significou.

O que você está dizendo?
Milhões de frases sem nenhuma cor, ôôôô…
O que você está dizendo?
Um relicário imenso deste amor:  Mais uma vez ele evidencia o conflito, quando diz "Milhões de frases sem nenhuma cor",as palavras eram secas duras sem sentimentos. Aquele amor se tornara um imenso relicário de dor e sofrimento.

O que você está dizendo?
O que você está fazendo?
Por que que está fazendo assim?
…está fazendo assim? :  Aqui ele questiona a senhora y, sobre seu comportamento e suas ações e atitudes.

Desde que você chegou
o meu coração se abriu
hoje eu sinto mais calor
e não sinto nem mais frio!: Nessa parte ele relata o bem que a senhora y havia feito a ele, em como se sentia desde que a encontrou. Talvez em uma tentativa de salvar aquele amor.

o que os olhos não vêem
o coração presente,
mesmo na saudade você não está ausente!
Em cada beijo seu,
e em cada estrela no céu,
em cada flor no campo,
e em cada letra no papel!:  Nesses versos ele deixa claro  que ainda a ama, sente sua falta que ainda tem esperanças.

Que cor terão seus olhos
E a luz do seu cabelo
Só sei que vou chama-lo de Ismael!
Ismael…Ismael…Ismael :  Na ultima estrofe ele fala do fruto daquele amor, a semente pura, um amor que duraria para sempre, seu filho Ismael


Uffa!!!!!!

 É tudo pessoal, a baixo veja o clip da musica




Fonte: Bate Papo Uol

12 Comentários:

Anônimo rebobinou e disse...

""O que está acontecendo?

O mundo está ao contrário e ninguém reparou :
O que está acontecendo?
Eu estava em paz quando você chegou:
( Esse verso nos da a impreção que o perssonagem aqui ilustrado despertou de um sonho,como se seu paraiso tivesse vindo a baixo,talvez uma briga,ou o esfriamento de toda aquela paixão.""

Discordo. Acredito que neste trecho ele quis representar a confusão que sentimos quando nos apaixonamos. "o mundo está ao contrário e ninguem reparou, eu estava em paz quando vc chegou" O mundo tornou-se completamente diferente a ele depois que se apaixonou, por isso ninguem reparou, pois é uma mudança na vida dele, e ele estava em paz antes dela aparecer, pois agora o coração e a mente dele estao nela o tempo todo.

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Boa interpretação faz sentido muito bom

Anônimo rebobinou e disse...

muito Bom!

Unknown rebobinou e disse...

Tudo bateu certo exceto pelas ultimas estrofes.

"A canção fala de uma separação que usa como imagem o transcorrer do tempo entre o dia e a noite para ilustrar uma história de amor, vivida por ele, que foi interrompida pela chegada de uma terceira pessoa. O nascimento de seu filho Ismael, que rendeu mais uma estrofe a nova versão da música, representa a reviravolta do relacionamento. Além disso, a letra começou a ser escrita em 17 de agosto, dia de nascimento da mãe do cantor já falecida, que gostava muito do bolero "O Relicário". "A música começou por conta da minha emoção e essa história da minha mãe passou a ser a fonte das imagens para descrever o momento que eu vivia".

Palavras do próprio Nando Reis nessa entrevista ao Marcelo Tas:
http://musica.uol.com.br/ultnot/2007/05/15/ult89u7642.jhtm

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Vlw Nathália Coelho, pelas informações, desconhecia essa entrevista, vou atualizar essa analise a partir dessas novas informações que vc comentou aqui.

Grande Abraço

Anônimo rebobinou e disse...

Linda letra

Anônimo rebobinou e disse...

Bom, no modo superficial até que faz sentido, porém essa música não tem uma interpretação exata. Pra começar, "O relicário" era uma música da qual a mãe dele gostava muito então ele resolveu usar esse nome, talvez no sentido de que o relicário também pode ser algo aonde se guarda coisas preciosas, tudo o que amamos é precioso, na música esse sentido se encaixa. E também o Ismael já estava a caminho, por isso o final da música já é dedicada ao seu filho.

Roberto 2 rebobinou e disse...

Das buscas que fiz no Google, foi a interpretação mais didática e imparcial.

Anônimo rebobinou e disse...

Eu interpretava o título "Relicário" de outra maneira: Relicário é onde se guardam coisas sacras, valiosas tanto valor monetário quanto histórico, usado muito em igrejas por exemplo. Pra mim era no sentido de que o amor que ele sentia era valioso, sagrado pra si. Mas como ele bem disse "Acho que a riqueza de qualquer expressão artística é a interpretação que cada um faz da mesma."
Abraços, Domynyque Mendes.

Anônimo rebobinou e disse...

Eu interpretava o título "Relicário" de outra maneira: Relicário é onde se guardam coisas sacras, valiosas tanto valor monetário quanto histórico, usado muito em igrejas por exemplo. Pra mim era no sentido de que o amor que ele sentia era valioso, sagrado pra si. Mas como ele bem disse "Acho que a riqueza de qualquer expressão artística é a interpretação que cada um faz da mesma."
Abraços, Domynyque Mendes.

Unknown rebobinou e disse...

Que interpretação linda! Obrigada por compartilhar, estou super emocionada com suas palavras! ❤️

Dlrmarinho rebobinou e disse...

Nando Reis é uma das lendas da MPB... Essa letra é perfeita.

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;