12

Tropa de Elite 3 - O inimigo agora esta ao vivo

  Caos no Rio de Janeiro

Ola a todos amigos Rebobinantes!!!
 Sou carioca, moro no Rio, e não podia deixar de me expressar diante do caos em que minha cidade vive.

 Tenho acompanhado de perto, como espectador e vitima do terror que se instalo no Rio,

O Rio de Janeiro está passando por uma situação criada pela má gestão de seus últimos governantes. A ausência do poder público nas favelas abriu espaço para o surgimento de um poder paralelo que domina nosso estado, confesso que não estou nem um pouco surpreso, pois é justamente isso que acontece quando se varre POR MUITO TEMPO a sujeira para debaixo do tapete, o mais triste de toda a história é que nós trabalhadores e cidadãos de bem acabamos pagando o pato.

 Não aplaudo todo essa operação da polícia e do governo, só observo temeroso, pelo que o futuro, o final de tudo isso possa nos reservar, pois ao meu ver, enquanto a polícia faz ações espetaculares nos morros, os “traficantes burgueses” continuam a lucrar com as transações internacionais. Até porque “não havia nenhum barão das drogas naquela marcha tétrica da Vila Cruzeiro ao Alemão.


A verdade é que, as UPPs não terminaram com o tráfico e sim com os conflitos, eu acho muito facil colocar a responsabilidade dos ataques ocorridos no Rio, nas Unidades Policiais Pacificadoras (UPPs) quando sabemos que o buraco é bem mas em baixo. 

Vejo as UPPs como um início, mas como elas mesmo mostraram, não serão eficazes a longo prazo se não houver uma política estrutural junto, e vejo também que todas essas ações são totalmente políticas, visando a Copa e as Olimpíadas, pois creio eu, que essas medidas poderiam ter sido tomadas a muito mas tempo, por que só agora?

Bem, não estou criticando as ações do governo, muito pelo contrario, eu apoio, pois vejo que não existe outra forma de acabar com a criminalidade, mesmo sabendo que ainda sim a criminalidade não ira acaba.

Outro ponto importante que me deixa indignado é aceitar que a ordem de articulação desse banditismo, que é tosco, iletrado e muito precário, por mais que as armas que tenham sejam poderosas, veio do Elias Maluco, do Marcinho VP, ou seja, dos presídios. Isso revela que a tal segurança máxima é muito débil porque se não consegue monitorar minimamente um advogado numa conversa ou bloquear um celular. Há muito mais do que crime organizado. Há um Estado desorganizado.

Pessoas passam por um veículo incendiado na favela do Jacarezinho. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Policiais durante uma operação na favela do Jacarezinho. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Policiais antes de entrar na favela Vila Cruzeiro. Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010.

Desde o último domingo, dia 21, o Rio de Janeiro, vive uma onda de violência, que segundo a Secretaria de Segurança Pública, é uma reação de criminosos à implantação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que tiraram território do tráfico, impactando em seus lucros. De acordo com o secretário, José Mariano Beltrame, a ordem dos ataques foi dada por presos do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do estado. Cenas de Guerra Civil geram repercussão internacional, especialmente na cidade que sediará a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) dirigem-se para a Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti (BFNRM), localizada no município de Duque de Caxias. Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010.

Operação policial em Manguinhos, zona norte do estado. Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2010.

Profissionais da imprensa tentam se proteger atrás de veículos durante ação do Bope em um dos acessos do Complexo de Favelas da Vila Cruzeiro, na zona norte do estado. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Patrulha policial na favela do Jacarezinho. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Dois corpos são encontrados em um carro metralhado na Rodovia Washington Luiz, nas proximidades da Favela Beira-Mar. Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2010.

Pessoas correm de um tiroteio durante uma operação policial na favela Vila Cruzeiro. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Policiais durante operação no Complexo de Favelas da Vila Cruzeiro, na zona norte do estado. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Cerca de 2 toneladas de maconha apreendida durante as operações do Bope nas comunidades do Complexo de Favelas do Alemão. Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010.

Moradores do morro da Caixa D'Água chegando ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro da Penha, zona norte da cidade, com uma pessoa morta. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Homem carrega criança durante operação policial na favela do Jacarezinho. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Trabalhadores com dificuldades para retornar para suas casas durante os atentados. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Policial durante tiroteio com traficantes na favela Vila Cruzeiro. Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010.
Policiais durante operação no Complexo de Favelas da Vila Cruzeiro, na zona norte do estado. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Policiais durante operação no Complexo de Favelas da Vila Cruzeiro. Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010.

Policiais do Bope apresentam armas apreendidas durante as operações no dia 24 nas comunidades do Complexo de Favelas do Alemão, na Penha, zona norte do Estado. Cerca de duas toneladas de maconha foram apreendidas com os criminosos. Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2010.

Após tiroteio em batida policial na favela Mandela 2, policiais carregam suspeito por tráfico de drogas. Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2010.


12 Comentários:

Unknown rebobinou e disse...

O nosso medo aqui na Bahia é que migrem pra cá, aparentemente é o que acontecendo no nosso estado e do vizinho Pernambuco.
Tudo isso deixaram que acontecesse durante todo o período dos anos anteriores. não tiveram força e capacidade para frear essas ações dos bandidos cariocas.
Agora ficamos apreensivos e com o medo aflorado. Tem que colocar as tropas federais na área para ver se dar um basta.
Abraço

Gabriel Camboim rebobinou e disse...

comcordo com o amigo Lucidreira...

Eduardo Montanari rebobinou e disse...

Eu confesso que nunca me importei com esse tipo de notícia quando via na TV, mesmo quando é longe daqui da minha cidade, mas pela primeira vez estou com medo, vendo essa situação do Rio. Tá parecendo coisa de filme. Pior está sendo ver todas essas vítimas.

Rike rebobinou e disse...

Olá, Marcos!
O pior é que isso já aconteceu antes, e acontecerá de novo! Incrível como ninguém consegue prever o previsível!
Abçs!
Rike.

Marivan Oliveira rebobinou e disse...

Cabral e o Beltrame estão dando aula de como realmente se enfrenta o crime organizado, bem diferente dos tucanos paulistas, que negociam com o PCC.

O magrinho !!! rebobinou e disse...

É amigo...
sou carioca que nem vc...
Também não estou surpreso com o que está acontecendo...
Isso já era previsível, não esperávamos que fosse dessa fora...
Governo corrompido = cidadãos indefesos...
Infelimente, não acredito em nenhuma promessa de melhorias na segurança, principalmente em época de eleições...
Lamentável essa fato...
Sorte para nós cariocas...
Grande texto...
Um abração !!!!!

Giba rebobinou e disse...

Marcos, nós sabemos que o problema é antigo e cada vez mais difícil de consertar.
A educação pública é deficiente, o que faz o jovem não ter capacidade de competir no mescado de trabalho por uma boa vaga de emprego. Desempregado e com pouca instrução, vira alvo fácil do tráfico.
Os profissionais de segurança pública tem salários baixos, o que torna qualquer oferta de complemento financeiro tentadora. Alguns destes profissionais não resistem a tentação e começam a trabalhar para o tráfico.
A nossa organização política é falha, a partir do ponto em que há políticos que aceitaram dinheiro do tráfico para financiar suas campanhas políticas.
E no final da fila, os cidadãos pagam a conta, seja na forma de impostos, seja na forma de se tornarem vítimas de toda esta violencia, ou as duas coisas.
Um grande abraço
Giba

rebobinou e disse...

é Meu Amor seu blog ta "Bombando" igual Rio rsrs

Claro que bombando pro bem né!! diferente do nossa cidade

Te amo !!!

Raimundo Lourenço rebobinou e disse...

Tomara que vocês ai do Rio de Janeiro voltem logo a ter paz! É injusto pessoas inocentes pagarem pela incopetencia das autoridas e ruindade de alguns marginais.

Gabriel Camboim rebobinou e disse...

Oi Marcos passei só pra avisar que eu edixei um selo pro seu blog, passa lá: http://vegassound.blogspot.com/2010/12/selo-de-qualidade.html

DORA rebobinou e disse...

Apos passar por problemas de ordem familiar e pessoal e por vestir roupa preta, comecei a me alertar dos problemas externos que me aflingiam aqui na minha comunidade...quando me chamam de mãe do bope. como ouvi esta semana que só faLTAVA EU ESTAR PORTANDO UM FUZIL....RESPONDI QUERO VER QUANDO DEREM DE CARA COM O BOPE SE VÃO BATER NO PEITO E DISSEREM AÍ, SOU EU QUE MANDO AQUI! FALEI MESMO! SEMPRE CARREGO ALGO PRETO COMIGO.QUERO VER ELES METEREM A CARA E ENCARAREM A FORÇA MORAl do bope e toda força policial do bem...com enorme orgulho...

DORA rebobinou e disse...

O MAL NÃO VENCERÁ O BEM !NUNCA!!!!!A FAMILIA TEM QUE VOLTAR A SER LIVRE NESTE PAÍS!!!

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;