17

10 Clichês em Cartazes de Filmes

10. Identidade Preservada
Os olhos do protagonista são cobertos com o título ou trechos do longa. Arte utilizada em 98% dos casos para filmes de suspense.

A todos os caros leitores Rebobinantes, olá. Sinceramente acho difícil nos dias de hoje, criar algo que seja cem por cento original, por mais inovadora que seja a criação, com certeza seu autor bebeu de alguma fonte antes de chegar a tal idéia, como já dizia o químico francês Antoine Lavoisier, "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Mas não precisamos ir até a natureza para comprovar sua tese, basta olhar para os cartazes de filmes.

O designer francês Christophe Courtois é um cinéfilo extremamente observador. Em seu blog pessoal sobre a sétima arte, ele categoriza com muita propriedade cartazes de filmes que seguem uma mesma tendência. Um estudo curioso e interessantíssimo.

A primeira vista, podemos até achar ser uma questão de falta de criatividade ou plágio, não sou estudioso no assunto, mas é fácil perceber que toda criação artística segue um padrão pré-determinado, principalmente no que diz respeito a criação para as mídias em geral, já existe uma receita, uma formula, que alguém criou e os demais simplesmente seguem. Acredito que o que vemos aqui se trata da identidade daquele determinado filme, o que a semiótica consegue transmitir pra pessoa, algo que olhamos e de cara já reconhecemos, se trata da marca do estilo do filme (claro, que, querendo ou não, isso é uma forma de nos manipular, adestrar e nos levar a agir de forma programada, as mídias em geral adoram fazer isso ).

Então, vamos aos clichês:

      9. A Natureza é Azul
Usar imagens do planeta em diversos tons de azul e animais livres são regras. Se o designer decidir usar outra paleta de cores corre o risco de perder o emprego.

8. Anões e Gigantes
Os dramas adoram colocar atores minúsculos de corpo inteiro na praia e o rosto do(s) protagonista(s) enorme envolto nas nuvens.  Em 90% dos casos, o roteiro fala de morte.

7. Frases de Efeito ou Slogans no Rosto
Closes do(s) protagonista(s) associados a uma tipografia específica denunciam o gênero do filme. Arte geralmente usada numa primeira divulgação, em teasers posters.

6. Fuja ou Morra!

Aparentemente os heróis gostam de correr sobre o mesmo fundo de cor azul. O objetivo é passar a ideia de um roteiro “movimentado”, um jogo de gato e rato.

                                                         5. Costas com Costas
Em 100% dos casos é utilizado em comédias e seus diversos sub-gêneros. O objetivo da pose é passar o falso-antagonismo característico dos buddy movies.

4. De Olhos Bem Abertos
Em 98% dos casos esta arte é usada para filmes de horror.

                                                          3. De Pernas Abertas
Ao contrário do que possa parecer, as mulheres não estão no comando da ação. Na maioria dos casos, tratam-se de comédia adolescentes com apelo sexual
.

                                                                        2. De Costas 
Em 100% dos casos trata-se de um filme de ação. Em 98%, o protagonista ostenta uma arma. Arte comum em teasers posters.


1. Protagonistas na Cama
Arte favorita das comédias românticas. Em 100% dos casos, o sexo dá lugar a DR.

Bonus!

 Ação é Preta e Laranja
Usar as cores Preto e Laranja para filmes de ação é a ordem. Caso você tenha esquecido, a arte te lembra que haverá explosões.


                                                        Vermelho é o novo Preto
O pretinho básico pode ser o preferido das mulheres, mas no cinema é o vermelho que domina... Para dar mais destaque à arte, a mocinha tem que usar seu vestidinho vermelho.

 Rostos


17 Comentários:

Adriana Helena rebobinou e disse...

Olá Marcos! Tudo bem?
Sou cinéfila de carteirinha! Adoro assistir vários gêneros de filmes e sempre, antes da sessão, gosto de ficar admirando o cartaz de divulgação do filme.

Agora, uma análise tão precisa e profunda como fez no seu artigo eu nunca vi amigo! Puxa, que trabalhão hem? Mas ficou perfeito para nós, leitores, para fazer uma avaliação da criatividade dos artistas que confeccionam os respectivos cartazes... Eu ainda não tinha me dado conta disso!

Fiquei surpresa com as frases de efeito colocadas no rosto: ótima opção para chamar a atenção!!! A do Rambo, em vermelho, é a minha favorita!

É mesmo amigo, tem razão: tudo que tem ação vem com preto e laranja, pois são duas cores fortes e que fazem um belo contraste! Nossa, legal isso! Gostei!

Mas o que se conclui é o fato de os cartazes realmente seguir um padrão pré-estabelecido e não se desvirtuam disso: será que é regra que não pode ser desobedecida? Esquisito né?

Mas de qualquer forma, adorei! Agora posso avaliar melhor os cartazes antes de pegar a sessão e dar uma de sabichona..rsrs
Obrigada e uma ótima tarde amigo!

Anne Lieri rebobinou e disse...

Marcos,vim do blog da Pathy conhecer o seu e adorei!Muito interessante essa postagem!Agora já vou ficar mais esperta ao escolher algum filme na locadora!bjs e boa tarde!

Jeniffer Yara rebobinou e disse...

Bah, incrível a semelhança desses cartazes de filmes e todos do mesmo gênero, com a mesma fórmula para nos vender um filme, e pior que nem percebemos isso. rs

Beijos ><
Meu outro lado

Uma Interessante Vida rebobinou e disse...

Na administração, chamamos isso de "benchmarck", só que em alguns cartazes ele não foi bem aplicado pelo fato de não ter mudado muita coisa. Gostei da matéria bem curiosa e interessante. beijos e tudo de bom!

BLOGZOOM rebobinou e disse...

Eu simplesmente ADOREI demais este post.
Eu não sabia dos cliches, mas eles fazem muito sentido. Lendo cada item é facil identificar imagem e enredo.

BEIJOS

Milene Lima rebobinou e disse...

Muito bem sacado! Tudo muito bem de acordo com os gêneros.

Os olhos dos filmes de horror, eu corro ás léguas. Os besteiróis tipo American Pie, idem.

Amo filmes, amo!

Beijo, Marcos.

Sérgio Santos rebobinou e disse...

Marcos, estou estupefato até agora. MAS COMO TEM CARTAZES PARECIDOS!!!!!! Jamais imaginei que tivesse tanto, é assustador. Eu acho falta de criatividade sim, embora, claro, seja um bom atrativo para atrair público apostar em fórmulas de pôsteres já consagradas. Abç

Jacques rebobinou e disse...

Olá, Marcos.
Eu já tinha ouvido falar nestes clichês de cartazes de filmes hollywoodianos, e o que vale neles é a regra "na publicidade, nada se cria, tudo se copia", que também é utilizada em programas de tv e na internet.
Se funciona, não há porque mudar.
Abraço.

Angelus rebobinou e disse...

Olá Marcos,
Nunca tinha reparado nesses padrões. Realmente são muitos cartazes parecidos. Eu também entendo como um padrão e não plágio ou falta de criatividade. É como se fosse uma forma pré-estabelecida que define certo gênero, como você falou.
Nos cartazes de costas com costas só ficou faltando Sr e Sra Smith, hehe.

Abração. Bom fim de semana.

Anônimo rebobinou e disse...

É interessante como esses padrões passam totalmente desapercebido aos nossos olhos, é por isso que sempre temos a sensação de algo familiar quando vemos esses cartazes, a coisa já ta tão raizada na nossa cabeça que nem percebemos.

Curti muito o artigo

abraços Biu

Felisberto T. Nagata rebobinou e disse...


Olá!Boa noite!
Marcos!
Tudo bem?
Postagem bem feita! Gostei!
penso que nem se trata de falta de criatividade e sim um padrão. Somente lado a lado, conforme vimos em seu post, é que "tantos" parecidos. O primeiro chamariz para despertar interesse pela produção são os cartazes. Quando esta é associada à industria cultural, é o rótulo atraindo para o produto...e os elementos que estão presentes e a disposição podem iniciar ali a persuadir o espectador ...penso eu...
Obrigado pelo carinho da participação!
Bom final de semana!
Abraços

Vera Lúcia rebobinou e disse...

Oi Marcos,

Muito interessante.
Nunca havia reparado nesses padrões, mas agora que vi suas seleções me dei conta deles. Impressionante a caracterização da temática dos filmes.
Excelente!
Adorei a postagem.

Abraço e ótimo final de semana.

Enigmático Byjotan rebobinou e disse...

Seus escritos nos arremete a questões que envolvem a sétima arte. Como tudo é cinema em nossa vida, nada poderia ser mais atual.
Parabéns pelo conteúdo significativo e inteligente. Abraço carinhoso de leitor.:-BYJOTAN.

Eduardo Montanari rebobinou e disse...

Uma das postagens mais gostosas de se ver que você já postou. Como fã de artes e cinema, não pude deixar de me divertir a valer!

Elaine Regina rebobinou e disse...

Olá, Marcos!

Seja muito bem-vindo ao meu espaço, viu? E adorei o seu blog, principalmente porque fala de cinema, filmes... Adoro! Sou viciada em alguns seriados: Sobrenatural e Smallville são INSUPERÁVEIS! (Opinião minha, claro.)

Abração!

Paty Michele rebobinou e disse...

Muito bem observado, Marcos!
Eu amo cinema, mas nunca tinha reparado nisso, menino! Que perspicácia!

Um abraço.

É Comigo??? rebobinou e disse...

Eu tenho uma tese de que existe um esforço por parte de todas as mídias de estreitar todos os horizontes intelectuais da nossa raça!Tudo anda tão diluído, tão vazio, tão bobo que quase nem vale à pena assistir(estou falando de cinema, mas podemos expandir para todos as áreas, principalmente para a literatura, que anda mais comercial e cheia de fórmulas do que nunca!).
Um maravilhoso fim de semana pra vc mermão!Abração!

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;