24

Canal do Otário, você precisa conhecer


Aqui vai aquele nosso olá básico a todos os nossos leitores Rebobinantes. Bom galera, conheci o Canal do Otário há pouco tempo, e de cara já virei fã, você tem idéia, do quanto temos sido enganados e ludibriados com propagandas de produtos, promoções e serviços que no final não correspondem aquilo que nos foi anunciado? Pois é, é isso que tenta nos mostrar o canal do Otário, de forma clara, consistente e objetiva, o Otário abre os nossos olhos para esse grande engodo que é essa mídia de propaganda de produtos, serviços, promoções e tudo mais.

O canal é feito de forma anônima, porém todas as denúncias são reais. Temendo represarias ele prefere manter sua identidade oculta e se limita a dizer que é natural da Otáriolândia e que é um Otário profissional.  O Otário explica toda a origem da sua revolta e como teve a ideia de criar um canal no Youtube que já atinge mais de 1,6 milhão de visualizações.

“Tudo começou em uma viagem de final de ano, onde acabei comprando um pacote de biscoitos (que vem com gotinhas de chocolate) e ao abrir a embalagem me deparei com uma cena bizarra: o biscoito da embalagem, não tinha absolutamente nada a ver com o biscoito real. Já era tarde demais voltar ao local onde comprei o produto  e então, prometi a mim mesmo que começaria uma verdadeira batalha contra a propaganda enganosa e que este tipo enganação nunca mais aconteceria. O problema seria como fazer isto. Pensei: postando vídeos no Youtube”, conta.


Fazendo diferente

Não bastava apenas postar os vídeos na rede, a missão do Otário ia além. Para chamar atenção dos internautas era preciso caprichar nos vídeos e fazer diferente, conforme ele revela para o Jangadeiro Online.

“Eu queria algo que prendesse a atenção, não só pela argumentação, mas também pelas imagens e que tivesse uma qualidade profissional. Pensei em fazer vídeos onde eu mesmo falaria (mas eu não sou um ator) e como tenho receio de represálias, pensei em utilizar uma máscara e um personagem novo. Foi então que surgiu a ideia do nome do personagem: Otário (que é basicamente uma crítica a forma como o consumidor é visto por quem faz propaganda enganosa)”.

Temas

Propagandas de marcas de biscoitos, carros, bancos, casas lotéricas, entre outras coisas fazem parte do conteúdo dos vídeos do Canal do Otário. Segundo o vlogueiro, os internautas também dão sugestões frequentemente.

“Recebo inúmeras sugestões, não só por escrito, mas também por imagens. E quando surge algum assunto interessante, começo as pesquisas. Quando verifico que realmente existe algum tipo de enganação, começo a elaborar um roteiro e caso o roteiro fique bom, faço o vídeo”.

É isso galera, vamos espalhar esses videos por ai, a baixo você confere alguns videos do Otário, não vou postar tudo aqui, mas você pode conferir mais videos acessando o Canal do Otário.

Páscoa e os Ovos do Dragão da Inflação



Urna Eletrônica Brasileira #Lixo

24 Comentários:

Uma Interessante Vida rebobinou e disse...

Ah eu já fui "apresentada" a esta canal e achei muito bom, certa vez ele até disse, num vídeo irônico, que uma empresa aí, quiz tirar o vídeo dele do ar só por causa do "slogam" e não pela crítica que ele fazia... morro de ri das críticas dele, Marcos, são sempre inteligentes. abraços e lindo feriado.

Angelus rebobinou e disse...

Olá Marcos, tudo bom?
Pois é, nenhuma empresa é boazinha por fazer "promoções" que nos trazem vantagens excelentes. Sempre tem uma manobra oculta que vai fazer com que a própria empresa saia ganhando e o cliente seja lesado.
Vou la conhecer o canal do Otário.

Abraços e bom feriado.

Paty Michele rebobinou e disse...

Ah, Marcos, com certeza eu irei lá conferir, pq de cara, já vi vários produtos que eu consumo!
Que quer pagar de otário?

Um bjo, querido.

P4R4EN5E rebobinou e disse...

Pelo jeito o canal é bom mesmo. São poucos aqueles que tem coragem de denunciar aquilo que há de errado na sociedade!

Sérgio Santos rebobinou e disse...

Que interessante esse canal, Marcos! Já havia visto uma matéria num jornal falando sobre isso, mas nem sei se foi sobre esse canal mesmo ou outro. Sempre é bom ter um lugar para reclamar dos abusos contra o consumidor. Abração!

INTEGRAL DE MIM E DE MEU TEMPO ! rebobinou e disse...

POIS É... É como diz um amigo europeu...
Brasileiro é mesmo um babaca!!!!

Vera Lúcia rebobinou e disse...


Olá Marcos,

Muito interessante! Se mais pessoas tivessem iniciativas assim com certeza as empresas seriam mais cautelosas na qualidade de seus produtos e serviços bem como na fidelidade de suas informações sobre eles. A propaganda enganosa é crime, pois induz o consumidor a erro. Precisamos estar atentos ao que nos é ofertado via anúncios escritos, falados e televisivos. Somente com o pleno exercício ativo da nossa cidadania estaremos aptos a sermos tratados com dignidade e respeito.
Gostei da iniciativa deste cidadão.

Ótimo final de semana.

Abraço.

Patricia P. Galis rebobinou e disse...

Bacana demais essa iniciativa já estou indo lá conferir, concordo temos que deixar de ser relapsos e exigir nossos direitos.

Unknown rebobinou e disse...

Louvável a iniciativa, para fazer isto tem de ter espirito desprendido, muitas vezes enfrentando muitas dificuldades e dissabores, mas apenas a impressão de saber que com esta atitude ajuda a criar uma sociedade melhor, já é prazeiroso e dá ânimo para não desistir.

AquilesMarchel rebobinou e disse...

curioso pena que no seviço nao tem audioi
verei em casa

BLOGZOOM rebobinou e disse...

Marcos, já to rindo do nome do canal, pelo que vc contou e sobre alguns comentarios, tipo da Barbie. Agora vou conhecê-lo, afinal, quantas vezes eu já fui otaria tambem! Já percebi que vou virar fã!

BEIJOS e otimo domingo.

BLOGZOOM rebobinou e disse...

Estou me acabando de rir! Já visitei tudo que link deste Canal! E é verdade! Sempre existe uma trapaça, uma pegadinha, uma esperteza por trás de muitas ofertas que parecem até inocentes.

Obrigada por ter compartilhado.

Felisberto T. Nagata rebobinou e disse...

Olá!Boa noite!
Marcos...
também, já fui apresentado á esse "Canal"...gostei muito da iniciativa. Vejo que muitas propagandas induz o consumidor ao erro, apresentando um produto ou serviço com qualidades que não possui. E a propaganda abusiva que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial que incitam à violência, desrespeitam valores ambientais, exploram o medo do consumidor, ou se aproveitam de crianças. Só que muitos aproveitam de termos "a mais gostosa", a " melhor"etc... que são subjetivos, e conseguem fugir de punição pelo Código.

Valeu pela divulgação!
ótimo domingo!
Abraços

Milene Lima rebobinou e disse...

Que massa se houvesse realmente um movimento para boicotar os produtos a nos fazerem de otários na cara dura, né? Bacana a iniciativa e eu também vou lá conferir.

Beijo, Marcos.

Elaine Regina rebobinou e disse...

Meu amigo, muito massa o seu post! Adorei os vídeos (fui lá no canal, não conhecia o Otário ainda). Boas críticas. Só discordei mesmo do uso de palavrões (enfim... crítica é sempre bom, mas respeito também...). No mais, a iniciativa é BEM LEGAL. Gostei da escolha.

Beijão!

Uma Interessante Vida rebobinou e disse...

Só para corrigir meu comentário: aonde eu escrevi "slogam", eu queria ter escrito "símbolo"... o símbolo da empresa.

Anônimo rebobinou e disse...

Olha ri litros, se bem que não sabia se chorava ou ria, mas preferi rir mesmo. Mas é revoltante saber o quanto temos sido feitos de otário, muito bom seu post.

F.B

Vinicius Cordeiro rebobinou e disse...

Infelizmente no caso dos preços de carro no Brasil, a culpa é do chamado lucro brasileiro. A maio parte da culpa não está nos impostos e sim no consumidor. O brasileiro não paga pelo carro, paga pelo status. O que mais importa pro consumidor brasileiro é que ele seja visto num carro de 40 mil, não importando se esse carro realmente vale ou não 40 mil. Vemos por exemplo quando as montadoras chinesas vieram p/ cá com preços muito mais baixos que os praticados aqui no nosso mercado, antes do governo adotar ações protecionistas, e mesmo assim não ouve um grande abalo para as industrias "nacionais", pois o carro chinen não da o status que o brasileiro quer. Essa é minha opinião. Acho que nesse caso a culpa é diretamente do consumidor. Vejam só o caso do azera e do sonata da hyundai. O sonata que é indsicutivelmente inferior ao azera estava custando mais caro só por ter recibido uma nova roupagem o que acarretou numa procura muito grande pelo sonata. A montadora aumentou o preço e o brasileiro pagou.

Adonice Bueno Bertero rebobinou e disse...

com certeza, o exemplo da venda desse carro, fiquei impressionada, é um absurdo, uma verdadeira exploração e mesmo sabendo de tudo isso, tem pessoas que compram sem dar a mínima importancia.

Catia Bosso rebobinou e disse...

Bora lá, conhecer... rs


Estava ausente um tempo, mas agora estou voltando...

bjsMeus
Catita

Jacques rebobinou e disse...

Olá, Marcos.
Eu ainda não conhecia esse vlog, valeu pela dica.
É uma pena que tão poucas pessoas usem a internet para ajudar as outras, como é o caso do Otário.
E ele faz bem em manter-se anônimo, já que pode sim sofrer represálias, como foi o caso da menina autora do Diário de Classe, no Facebook, que poucos dias atrás teve a casa apedrejada porque denunciou um senhor que foi pago para pintar a quadra da escola e não o fez.
Abraço, Marcos.

Marco rebobinou e disse...

Este canal é um verdadeiro alerta sobre os "bagulhos" que a mídia tenta nos empurrar...

Unknown rebobinou e disse...

Olá Marcos.
Não conhecia este canal, obrigada por compartilhar!
Eu acho que o povo brasileiro é muito criativo e sabe fazer sátira como ninguém.
São tantas armadilhas criadas neste tipo de Marketing Fraudulento; empresas que não tem o mínimo respeito pelo seu cliente.
Mas estamos cada vez mais atentos, pra não cair em ciladas...
Favoritei e vou assistir, todos os vídeos!
Grande abraço.

mundodoceencomendas@blogspost.com.br rebobinou e disse...

puxa vida esse canal é sensacional, antes de ver aqui no blog eu já conhecia o canal e me senti literalmente uma otária pois todos sabemos da propaganda enganosa da mídia mas são poucos que expõe isso e o canal do otário é perfeito e e eu assino em baixo !!!!!

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;