14

LEGIÃO URBANA - HA TEMPOS ( ANALISANDO LETRA )


Ola a todos!!!!!
       É difícil saber exatamente o que um poeta, seja ele lírico ou romântico ou seja qual for a linha que ele siga, o que ele realmente quer dizer na sua obra, seja ela cantada ou recitada, fico admirado com poesias e canções que trazem em suas letras elementos abstratos, paradoxos, que muitas das vezes nos fazem viajar no pensamento em busca da real intenção com a qual aquele verso foi escrito, e é isso que tenho tentado fazer nesse espaço do analisando letra, você pode concordar ou discordar de tudo, é só deixar seu comentário, tudo postado nesse blog é fruto de pesquisas e minhas reflexões.

Hoje estarei postando aqui uma outra musica do legião que também muito me aguçou a curiosidade. Esta música foi escrita na fase apático depressiva de Renato Russo, o período de sua composição foi marcado por uma depressão aguda de Renato, e como é de costume em suas letras ele aborda não só a sua situação, mas também tudo em seu redor, o comportamento humano.


ASSISTA AO CLIP DA MUSICA E LOGO APÓS A ANALISE


 
ANALISANDO LETRA:---------------------------------------

 
“Parece cocaína” –Essas duas palavras traduzem um momento em que a vida, parece boa e feliz como os instantes de prazer que a droga traz


“Mas é só tristeza” – Já aqui, mostra que a realidade cedo ou tarde vem à tona e você percebe que era tudo ilusão ( isso acontece muito quando acreditamos em alguém e esse alguém nos decepciona )

  "Talvez tua cidade" -Nesse trecho ele demostra um claro desejo de fugir acreditando-se que o problema esta no lugar em que vive, esse é o sentimento que muitos tem diante de uma dificuldade pensam logo em fugir.

“Muitos temores nascem
Do cansaço e da solidão” – Fica claro aqui , que, em momentos ruins em que não se tem certeza de mudanças, em que tudo parece estar perdido, os únicos sentimentos que lhe vem a tona são os medos e os temores de tudo em sua volta.

“Descompasso, desperdício” – Já nessa parte, o autor da exemplos de que, quando se tem medo não se consegue pensar, você mete os pés pelas mãos, faz besteiras(descompasso), e é capaz de desperdiçar tudo de bom que ainda lhe restou, amigos, família e muitas das vezes até a própria vida.

“Herdeiros são agora
da virtude que perdemos…” – Aqui ele diz que as novas gerações são sempre herdeiras do processo progressivo de perda de valores e virtudes da geração anterior, ao menos no último século.

“Há tempos tive um sonho
não me lembro, não me lembro… - Esse trecho expressa que em momentos de dor, esquecemos nossos sonhos nossos ideais, abandonamos tudo.

“Tua tristeza é tão exata
e hoje o dia é tão bonito
já estamos acostumados
a não termos mais nem isso…” – Já nesse verso, o autor diz que, diante de uma profunda tristeza não se repara mas na beleza ao seu redor, não se da mas valor a vida, os dias bonitos tornam-se cada dia mais cinzentos, até que se perde as forças e se acostuma a conviver com a dor.

Os sonhos vêm e os sonhos vão
e o resto é imperfeito…” -Aqui ele fala da única coisa que ainda lhe traz algum consolo. O sonho é a única coisa perfeita em meio a uma grande turbulência, logo, inatingível. Quem não sonha, não aspira à melhora.

“Dissestes que se tua voz
tivesse força igual
à imensa dor que sentes
teu grito acordaria
não só a tua casa
mas a vizinhança inteira…” – Aqui ele expressa a imensidão intangível da dor que se sente, "teu grito acordaria à todos na sua vizinhança". Como não transmitiria fidedignamente a dor que sente, ele fez esta comparação para exprimir o tamanho da sua dor.

“E há tempos
nem os santos têm ao certo
a medida da maldade... - Nesse verso, agente entende que, ninguém sabe o quanto uma pessoa pode ser ruim, e nem de quem esperar o mal.

E há tempos são os jovens
que adoecem
e há tempos
o encanto está ausente
e há ferrugem nos sorrisos
só o acaso estende os braços
a quem procura
abrigo e proteção…” – Os jovens já crescem aprendendo o que é ruim, e cedo perdem a inocência o encanto, e se tornam pessoas falsas, (ferrugem no sorriso, o tal sorriso amarelo de falsidade), insensíveis sem amor, e no momento em que mas se precisa, não se pode contar com ninguém, a não ser com a sorte, só o acaso parece nos favorecer.

“Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem... – Aqui, ele revela  que conversa com uma pessoa muito querida, mas não deixa claro quem é, e expõe virtudes necessárias para se vencer uma adversidade, ou até mesmo virtudes que uma pessoa deve ter.

Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa…” – É difícil saber realmente o que ele quis dizer aqui, mas ao que me parece, ele fala aqui de valores familiares que devem ser preservados, o próprio Renato diz em seu  livro Renato Russo de A a Z, que ele muitas vezes se sentiu muito mal por ter uma família tão maravilhosa. Seguindo algumas ideias de colegas legionário, acredito que o poço tá relacionado a própria família que ele tanto admirava, inclusive na ética, na moral, nos bons costumes, o que se chocava com a realidade do mundo, ( poço se referiria a casa, um lugar onde você se sente seguro e água limpa a púresa do lar da família que muitos não dão valor).

Percebam: " lá em casa tem um poço, "MAS" a água é muito limpa..."

Esse " mas " dá uma ideia de adversidade. Poço pode ter em qualquer lugar, mas será que a água é limpa.
 
Ha tempos -Legião Urbana (letra)


Parece cocaína
Mas é só tristeza
Talvez tua cidade
Muitos temores nascem
Do cansaço e da solidão
Descompasso, desperdício
Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos...

Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro...

Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso...

Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito...

Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira...

E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção...

Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem (Ela disse)
Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa...

14 Comentários:

Gabriel Camboim rebobinou e disse...

ele fizeram muito sucesso acho que ainda fazem maseu não curto muito esse tipo de som. To te seguindo. Visita meu blog

Anônimo rebobinou e disse...

Essa parte, de la em casa tem um poço mas a aguá é muito limpa, Na minha opinião, quis dizer de que quando a vida se torna depressivamnete ao extremo a sua vida sem graça e com rancor mas ao mesmo tempo com bondade a apelação dos bons é pela bondade única e cingela. Ele quis dizer que a pessoa é boa de coração e diz tambem que entre familias são entendidas a quem dar idéia de bondade. Resumindo a pessoa depressiva, se torna pura, pelos tristes dias, se acostuma com arrependimentos do passado, só quem tem entende, é uma coisa complicada. Mas só quem tem entende.

Anônimo rebobinou e disse...

Acho que ele fala da família (poço)algo profundo com valores éticos e morais, que para um jovem rebelde pode nem sempre e bem compreedido.Entretanto ele reconhece a integridade desses valores e diz que é muito limpa.

Dani rebobinou e disse...

Na verdade, acho q essa música fala sobre drogas msm. Qdo ele fala "parece cocaína" n é uma metáfora, ele está msm falando da cocaína e do efeito d felicidade momentânea q ela pod causar. Td o resto da música fala sobre o sofrimento q vem dps c o uso de drogas. Isso pode ser reafirmado pelo trecho q ele fala "E há tempos são os jovens q adoecem". Ele trata o viciado como um doente, como a própria psiquiatria atual costuma tratar. E sobre o poço, acredito q ele faca uma referencia a si msm ou a qqr viciado em drogas. La em casa e uma referencia a si msm e o poço representa a profundidade de seus sentimentos q, ao msm tempo e talvez contraditoriamente a ideia q se faz d um viciado, sao puros e limpos como a agua do poco.

Anônimo rebobinou e disse...

O que me fez procurar um site ou uma explicação, foi justamente a última frase: A sua explicação imagino que tem mais a ver com o que vc pesquisou dele.. sobre a vida e família. Esses dados eu realmente nunca pesquisei.. e pensando sobre a ultima frase a minha conclusão seria algo assim:

..ter bondade é ter coragem..
... lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa..

Já ouvi várias veses um dito popular: "Poço de bondade" Fulano é um poço de bondade!

Então, imagino que o poço da casa dele era um poço de bondade... "...mas a água é muito limpa".. qnto esta ultima parte não consigo chegar a uma conclusão, ou seja: Lá em casa tem um poço de bondade, mas a água é muito limpa?? seria ingenuidade pra "água muito limpa"? Não ver maldade em nada?... sei lá..

Luiz Fernando rebobinou e disse...

Luiz Fernando rebobinou e disse...

É claro que a verdade real acerca da interpretação se foi com o cantor. Podemos, baseado no que lemos a respeito e no que nós propriamente temos de bagagem, da vida, traçar suposições. Segue minha opinião: "...lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa". Ele conhece o poço e sabe que ali há água limpa, ou seja, pureza de sentimentos e valores preservados. Talvez ele se ache sujo, nesse momento, para buscar da água limpa do poço que há em sua casa, e assim contaminá-la. Abraço a todos. Parabéns pelo blog e pelas reflexões.

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Olá Luiz Fernando

Obg por prestigiar o Rebobinando, o que nos resta é tentar entender, certos ou errados, o importante é o que cada um tira de lição para si, dessas canções magníficas, muito boa sua interpretação faz sentido.

Abraços

Anônimo rebobinou e disse...

... ... Valeu por decifrar!

Anônimo rebobinou e disse...

A parte da água do poço...
Água de poço é limpa por definição. A composição do subsolo age como um filtro para limpar. O que polui a água são dejetos industriais e etc... água de poço de sítios e lugares afastados da cidade podem ser muito mais puras que a água tratada que vc bebe.

All in all, discordo de quase toda a sua interpretação. Não se deve analisar uma música palavra por palavra como vc fez. Renato era um poeta, não um criptólogo.

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Olá caro anônimo. Não importa a maneira como você interpreta uma determinada obra desde que não se deturpe a sua essência.

A poesia é livre e aberta, não nos restringe a regras ou conseitos prédeterminados que nos amarre a uma unica forma de interpretá-la.

Eu interpretei frases que me lenvaram a um determinado sentido e não palavra por palavra como vc disse, mas ainda sim, a poesia de tão abrangente que é, me permitiria analisar palavra por palavra se eu o quisesse fazer.

Agora quanto ao fato de vc não ter concordado com a analise é um direito seu, e aqui é um espaço democratico, todos coméntarios são bem vindos, sejam eles contra ou afavor, desde que não sejam ofensivos.

Obg volte sempre

CLAUDIO NUNES rebobinou e disse...

Olha, na verdade essa música fala sobre o relacionamento entre um casal, parece “cocaína” metáfora pra vício, mas é só “tristeza” aparência. E o certo é : tua tristeza é tão exata e HOJE EM DIA é tão bonito, pois até isso "tristeza" já não existe mais com frequência. Eu fiz a interpretação da letra toda no youtube, inclusive do POÇO…http://www.youtube.com/watch?v=GeykwHHOxM8

Anônimo rebobinou e disse...

Achei a interpretação do início da música um tanto forçada e delirante. Acredito que o Renato foi mais simples. O vício da cocaína, faz com que o viciado, com o tempo, fique "fungando", parecendo com resfriado ou chorando....por isso no início da música, ele esclarece, que "...parece cocaína, mas (na verdade), é só tristeza"..."talvez tua cidade"....Brasília....as vezes muito fria e seca....

Anônimo rebobinou e disse...

“Dissestes que se tua voz
tivesse força igual
à imensa dor que sentes
teu grito acordaria
não só a tua casa
mas a vizinhança inteira…”

nesse trecho entendi que "não somente os familiares e amigos (tua casa) perceberiam o tamanho da sua dor mas todas as pessoas do mundo (vizinhança inteira).

Cns rebobinou e disse...

Na verdade, concordo que cada um interpreta de uma maneira. Mas temos que lembrar que como você mesmo disse era uma fase de depressão, então interpretar como uma pessoa depressiva. Sua interpretação é muito literal, como se fosse alguém são dizendo, fingindo ser uma pessoa deprimida. Na verdade, não é. A música foi feita verdadeiramente por alguém em depressão. Então, não segue essa lógica perfeita de querer mostrar um conselho bom,ou ensinar que apesar de tudo tem coisa boa. Quando ele diz sonhos vem e vão e o resto é imperfeito, está dizendo que a vida real é ruim o tempo todo, só pode ser boa em um sonho.
Descompasso, desperdício
Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos
Isto é um só contexto. As virtudes firam perdidas então o que restou (herdeiros) firam o desperdício e o descompasso, tendo em vista que não há mais aspectos bons (virtudes) que os levem a ter uma vida de forma esperada. Como uma pessoa depressiva o que resta é uma vida onde nada se encaixa (descompasso) e que não tem muito objetivo (desperdício).
Mas, poesia cada um entende como quer.

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;