7

Perguntas curiosas e suas respostas

Ola a todos!!!!!

Depois de alguns dias fora sem postar nada, estamos retomando nossas atividades, e o Rebobinando Memória traz hoje o Ranking top 10, são dez perguntas curiosas que derre pente um dia você já se fez,espero que curtam.

01.Se o homem evoluiu dos macacos, por que ainda existem macacos? 


Hussam Zaher, professor de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, diz que na verdade o homem não evoluiu dos macacos atuais: "viemos de um grupo mais antigo, que hoje está de fato extinto". Segundo ele, o homem, o gorila, o chimpanzé e o orangotango derivam do mesmo ancestral primata. 

02.Se o coelho não bota ovos, por que ele é o símbolo da Páscoa? 

Segundo a lenda, uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas. Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos? O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos.Existe também outra versão em que diz que muitos costumes cristãos foram misturados com costumes pagãos. No Hemisfério Norte, essa época do ano - a chegada da primavera - era celebrada com símbolos da fertilidade e do nascimento, os ovos. O coelho entrou na história por ser um bicho que se reproduz com facilidade.

03.Como são batizados os furacões? 


Atualmente, a escolha do nome é feita pela Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra. Os furacões formados no Oceano Atlântico podem receber 21 nomes diferentes, de A a W, organizados em 6 listas - uma para cada ano. Caso a quantidade de furacões em um ano passe de 21, a identificação passa a ser feita com letras do alfabeto grego. No Pacífico, as 6 listas contém 23 nomes, de A a Z. Em ambos os casos, os nomes são reutilizados, obedecendo um sistema de rodízio. No entanto, caso o fenômeno meteorológico seja particularmente marcante, o nome é retirado da lista por respeito às vítimas e para facilitar seu uso em referências históricas. Nem sempre a escolha dos nomes obedeceu a critérios tão científicos. No início do século XIX, eram comum a utilização do nome do "Santo do Dia" e, na Austrália, o meteorologista Clement Wragge batizava furacões com nomes de políticos que ele detestava.
04.Quem teve a idéia da "contagem regressiva"?

O "inventor" da contagem regressiva foi o cineasta alemão Fritz Lang. Em 1930, durante as filmagens de "A Mulher na Lua", Lang se deparou com um problema: o roteiro descrevia uma contagem de 1 a 10 antes do disparo de um foguete. O problema é que o diretor ficou com medo da cena não funcionar, já que a platéia não saberia exatamente quando seria o fim da contagem. A solução? Contar ao contrário, de 10 até zero. A idéia se popularizou e até hoje a contagem regressiva é utilizada (e não só em lançamentos de foguetes!). 


05.O álcool congelado pega fogo?

R: Se comparado à água, o álcool congela a uma baixa temperatura: - 5º C. Exposta a uma chama, essa substância primeiro passa para o estado líquido e posteriormente pega fogo. A mudança de estado físico pode ser muito rápida e praticamente imperceptível ao observador.


06.Por que os navios não afundam mesmo sendo tão pesados?

R: Os navios não afundam por causa do empuxo, uma força que a água faz, empurrando-os em direção à superfície. Conforme constatou o físico e matemático Arquimedes, ?todo corpo mergulhado em um líquido recebe por parte deste a aplicação de uma força de baixo para cima?. Esta força faz um objeto boiar sempre que o peso da água por ele deslocada for maior do que o peso de tal objeto.
07.Como as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro comemoram aniversário?

R: Muitos acreditam que as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro “só fazem aniversário a cada 4 anos”, mas isso não é verdade. As pessoas comemoram o primeiro aniversário adicionando 365 dias à data de nascimento. Assim, quem nasceu no dia 29 de fevereiro de 1996 comemorou seu primeiro aniversário 365 dias depois que nasceu, ou seja, no dia 28 de fevereiro de 1997. O mesmo ocorreu em 1998 e em 1999 mas, a partir dai, novamente faz-se como as outras pessoas, ou seja, adiciona-se 366 dias, pois o ano seguinte será bissexto. O resultado será uma festa de aniversário de 4 anos no dia 29 de fevereiro de 2000.


08.Como o vento se movimenta?

R: Quando o Sol aquece a Terra, nem todas as regiões são aquecidas de forma igual. Algumas partes do planeta ficam mais quentes, e outras partes, mais frias. O ar das regiões mais quentes se expande e se eleva. Quando isso acontece, o ar dos lugares mais frios toma esse espaço, fazendo com que o ar se movimente, criando o vento.


09.Por que agosto é chamado de mês do cachorro louco?


R: As cadelas entram no cio duas vezes por ano. Nessas ocasiões, os machos ficam enlouquecidos e disputam a atenção das fêmeas. A briga entre eles favorece a disseminação da raiva, uma doença infecciosa transmitida pela saliva do animal. Os bichos contaminados babam bastante, o que lhes dá um aspecto de malucos. Por isso, a expressão cachorro louco. O mês de agosto entra na história porque, apesar de não haver comprovação científica, acredita-se que este seja um dos períodos férteis das cadelas.


10.Por que o toureiro balança uma bandeira vermelha para o touro?


7 Comentários:

Eduardo Montanari rebobinou e disse...

No caso do álcool eu cheguei a pensar que ele pegasse um fogo congelado ou sei lá.

Quanto a evolução do homem, há controvérias. Não creio que o ser humano seja uma criatura evoluída.

jguerra rebobinou e disse...

Olá. Obrigado pela visita, volta sempre. Gostei do blog e aprendi hoje umas quantas coisas.
Abraço

Crista rebobinou e disse...

Gostei demaisssssssssssssss...

Victor S. Gomez rebobinou e disse...

Eu sei a primeira resposta:
Porque nem todos os macaco não merece ser homem. rsrs. Abraços

Anônimo rebobinou e disse...

Muito boa! Gostei das respostas! Fizemos mesmo essas perguntas em um dia das nossas vidas, rs!
bjs

Anônimo rebobinou e disse...

um maximo

rita rebobinou e disse...

Adorei. fiquei a saber mais um pouco

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;