28

Você se lembra do filme Conta Comigo? (Stand By Me, 1986)


Ola a todos amigos Rebobinantes, puxa! Como é bom esta de volta, e parece que voltei de malas cheias, tenho tanta coisa pra dizer pra contar, coisa que vi, que lembrei ou que me lembram, afinal essa é a proposta do blog, rebobinar o que esta na memória.

E hoje eu quero falar sobre algo especial, raro, difícil de ver hoje em dia, quero falar sobre a amizade, mas a verdadeira.

Nos dias de hoje, devido a proliferação dos chamados sites de relacionamentos a palavra amizade, ficou banalizada, perdeu quase que totalmente seu sentido, todo mundo é amigo de todo mundo, ama todo mundo é quase uma suruba virtual, existe até uma campanha do tipo AMIGOS TAMBÉM DIZEM EU TE AMO.



 Mas essa Facilidade de fazer amigos, é fantasia enganosa, pois amizade verdadeira é como pintar o teto da Capela Sistina: leva anos de conversa, discordância, contradições, desencontros e até desenganos, mas sobrevive às tempestades e vai em frente. É obra de arte, mas sem a intencionalidade explícita e mercantil de agradar.

Eu acho que pra chamar alguém de amigo, no mínimo você tem que ter pelo menos o interesse de se tornar realmente amigo dessa pessoa, estar sempre presente e de coração, não por retribuição por algo que essa pessoa possa ter feito, tipo ter te mandado um scrap ou coisa do tipo, é claro que acredito que possa existir amizades verdadeiras no mundo virtual, mais de um modo geral o que vemos são amizades superficiais.

Bom, é difícil pra mim e tenho certeza que para muitas pessoas também, falar de amizade sem lembrar do filme Conta Comigo (Stand By Me, 1986) de Stephen King, mas um dos clássicos da Sessão da tarde bem lembrado pela Patricia Reccieire de Poá SP, que comentou aqui no Rebobinando no nosso post sobre o filme Os Goonies.

filme Conta Comigo (Stand By Me, 1986)


"Não é possível que seja uma obra de Stephen King!!!"


A exclamação é feita por todos que assistem ao filme Conta Comigo (Stand By Me, 1986). O roteiro é adaptado de um conto do autor, que ficou conhecido como o mestre do suspense e do sobrenatural, Conta Comigo é classificado como um drama que traz à tona questões sobre amizade, lealdade, crescimento pessoal, sentimentos de perda...Porém, com uma análise mais detalhada da trama, percebe-se um fator sempre presente nas obras de King: o medo e suas formas. A diferença é que em Conta Comigo, tal sentimento consegue ser mostrado de uma forma mais próxima do cotidiano, conseguindo ser real e poético, dentro de uma narrativa quase autobiográfica.

Stephen King

Stephen King tinha 12 anos quando voltava para casa com um amigo e durante uma caminhada pelas áreas florestais do Estado norte-americano do Maine, encontrou o cadáver de um rapaz da região, que havia desaparecido dias antes. Como um primeiro contato real com a morte, o fato marcou a vida do futuro escritor, que na idade adulta, adaptou tal acontecimento, no formato de conto, chamado "Outono da Inocência: O Corpo" (The Body), lançando no livro As Quatro Estações (Different Seasons, 1982). Tal obra traz histórias voltadas para o drama e questões existenciais. A versão para o cinema de Conta Comigo viria quatro anos mais tarde, sob o comando do diretor Rob Reiner (Lembranças de Hollywood, 1990) e está, até hoje, como uma das melhores adaptações baseadas na obra de King.


No filme, conhecemos quatro amigos adolescentes que aproveitam como podem o final das férias escolares durante a década de 60. O grupo é formado pelo rebelde Chris (River Phoenix), o introspectivo Gordie (Wil Wheaton), o explosivo Teddy (Corey Feldman) e o “nerd” Vern (Jerry O'Connell). Tudo vai dentro da normalidade, até que Vern descobre que um garoto da vizinhança morreu atropelado por um trem e que ninguém sabe exatamente o local onde está o corpo. Partem em uma aventura em busca do cadáver.



O filme nos conduz quase como um quinto integrante do grupo. Com o desenrolar da trama, conhecemos detalhes da vida de cada um e chegamos a conclusão que não tem sido fácil para nenhum deles. Se apegam como podem aos momentos finais de uma infância que parece estar cada vez mais distante, começam a perceber a chegada de um mundo adulto bastante temido. Trata-se da mais forte metáfora que King apresenta sobre o medo que vem com o fim da infância. Em qualquer filme, ou produção literária que tenha como finalidade provocar medo, tal sentimento é transmitido por estímulos externos, como um assassino, um monstro ou algum evento sobrenatural. Em Conta Comigo existe o medo de algo inevitável e do qual não se pode fugir: crescer e aceitar a vida como ela é.
 

Em meio à deslumbrantes paisagens e uma poderosa trilha sonora, vemos alguns rostos bastantes conhecidos de filmes da época e alguns mais famosos ainda nos dias de hoje em início de carreira. Corey Feldman saiu diretamente de um outro filme infantil importante, Os Goonies, para Conta Comigo, e River Phoenix viveu alguns anos depois o jovem Indiana Jones em Indiana Jones e a Última Cruzada, alguns anos antes de falecer de overdose por causa de seu problema com as drogas, com apenas vinte e três anos de vida, nos braços do irmão hoje famoso Joaquin Phoenix (é meio prozac ver, no filme, o garoto falar tanto sobre futuro e pensar que o ator, morto no longa apenas velho, falecer em uma idade tão jovem na vida real).
 
Bom, e fica a pergunta:
Por onde andam os garotos de "Conta Comigo"
 
River Phoenix

Com apenas 23 anos chegou a ser considerado uma das grandes promessas do cinema por sua capacidade de interpretação e por seu inegável carisma, mas abreviou a vida e a carreira depois de uma overdose de cocaína e heróina.
 
River estreou no cinema o filme "Explorers", e em 89 fez o Jovem Indiana Jones no filme "Indiana Jones e a última cruzada". Sua carreira continuou em ascensão e por sua grande atuação em "O Peso de Um Passado" de 1988 recebeu a indicação ao Oscar como melhor ator coadjuvante. Mas foi no filme "Garotos de Programa", do diretor Gus Van Sant, onde conseguiu uma de suas melhores perfomances e recebeu ótimas críticas.

Ao longo de sua carreira intercalou a atuação com sua outra grande paixão: a música. Chegou a formar sua própria banda -Aleka's Attic- onde tocava guitarra. Também esteve fortemente ligado ao "PETA", a fundação protetora dos direitos dos animais.
Morreu em 31 de outubro de 1993.

Wil Wheaton

Interpretou Gordie em "Conta comigo" e seus papéis posteriores a este filme o ligaram principalmente à TV, onde realizou muitas participações em várias séries, na maioria dos casos por somente um capítulo: "CSI", "Numb3rs" entre outros.

Sua aparição televisiva mais relevante foi no seriado "Star Trek: The Next Generation, onde interpretou o papel de Wesley Crusher. O programa permaneceu no ar durante sete temporadas.

Wil também trabalhou como programador e publicitário de uma empresa de Informática. No cinema pode ser visto em "Star Trek: Nemesis", "Toy soldiers" e "Americanizing Shelley" de 2007.

Corey Feldman

Participou em dois dos filmes mais recordados dos anos 80, já que também fez parte do elenco dos "Goonies", outro dos filmes que marcou a fogo toda uma geração de crianças.
Sua precoce e variada carreira levou-o a atuar no seriado "Mork e Mindy", a dublar a voz de Donatello das "Tartarugas Ninjas" e até a participar do grande sucesso de bilheteria dos "Gremlins".

Todos estes filmes o converteram em uma cara conhecida dos anos 80, mas no início dos anos 90 foi preso por posse de drogas e começou um tratamento para terminar com seu vício. Depois de superar com sucesso o período de reabilitação, voltou à atuação e algumas de suas últimas participações no cinema foram nos filmes "Hooking Up" e "Terror Inside", ambos de 2008.

Corey também é músico e já lançou dois discos junto a sua banda "Truth Movement". Além disso é membro ativo de diferentes organizações ecologistas como "PETA" e Greenpeace; está separado e tem um filho chamado Zen.


Jerry O'Connell

Interpretou Vern Tessio, o personagem do menino que sofria constantes gozações por sua obesidade. Esse foi o primeiro papel de uma longa lista de trabalhos em diferentes comédias e outros tantos filmes sem muita repercussão.
No mundo do cinema Jerry participou de alguns filmes que conseguiram bastante popularidade como "Missão a Marte", "Canguru Jack", "Scream 2" e "Joe e as baratas".

Suas últimas aparições foram nos seriados "Carpoolers" e "Do Not Disturb" e no início de 2008 Jerry atuou em um vídeo -muito visto na Internet- no qual parodiava Tom Cruise e sua religião, a Cientología.

E fica ai um video com algumas imagens do filme, e quem quiser assistir ao filme todo fica uma dica, tem o filme no youtube grande abraço galera, até aproxima.

 
Curiosidades:

- Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.

- Recebeu 3 indicações ao Independent Spirit Awards, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

- O ator Corey Feldman e o diretor Rob Reiner testaram mais de 30 diferentes risadas para o personagem Teddy Duchamp, a fim de que ela se parecesse o máximo possível com a descrição apresentada no livro de Stephen King.
- Os nomes de todas as cidades citadas em Conta Comigo, com exceção de Castle Rock, são homenagens a lugares reais do estado norte-americano do Maine, onde Stephen King viveu quando criança.

- O orçamento de Conta Comigo foi de US$ 8 milhões.


fontes( imagens google, site Projeto Autobahn de volta aos anos 80 )

28 Comentários:

Unknown rebobinou e disse...

Muito bom seu artigo e as informações dos filmes que relata a amizade.
Realmente hoje existem uma orgia virtual na qual se transforma em um orgasmo coletivo.
Abraço

Crista rebobinou e disse...

Amei tua postagem!
E tem mais uma coisinha:
Sabia que estavas lutando contra as forças ocultas,só para me ver e eu fiquei te esperando presa nas masmorras mortinha de saudades de ti...mas sempre confiante que virias me salvar e então............eis que te reencontro...VALENTE e FORMOSO...meu HERÓI!!!!!!
Saudades imensas de ti,meu GUERREIRO!

hobbyblogclube rebobinou e disse...

Olá, Marcos!
Quanto o que escreveu sobre a verdadeira amizade, tens toda razão, não é tão banal assim!
Quanto ao filme não conhecia, terei que dar uma passada na locadora pra tentar achar. É surpreendente e curioso ser de S. King.
Abçs!
Rike.

Anônimo rebobinou e disse...

Muito bom esse artigo, que maravilhosa recordação, tenho esse filme na minha videoteca bateu saudades vou assisti-lo novamente parabéns por esse artigo tão rico em informação, opinião, e cultura, muito bom mesmo.

Bruno Castilho

Eduardo Montanari rebobinou e disse...

Esse é um dos muitos filmes que marcaram a minha infância. Eu o considero uma obra de arte e quando assisti chorei demais. Quero ainda ver se gravo esse filme pra mim. Ainda mais agora que sei que ele teve origem nos contos de Stephen King.

Nisa Benthon rebobinou e disse...

Pois é... fiquei surpresa quaNDO li que o roteiro era do bendito Stephen king... (é.. eu nao gosto dele) mas tiro o cha´peu pra obra agora, (digo.. do filme)... faz tempo que temos bons filmes pra se ver.. penas as pessoas so querem ver lixo e comedias imbecis. Mil beijos na alma!

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Ola amigo Lu concerteza a amizade ta banalizada hoje em dia

obg carinho Crista

Oi Rik, pow cara vale apena ver esse filme recomendo.

Ola Montanari, cara eu também me surpreendi ao saber que é uma obra de Stephen King

vlw Bruno, obg pelas palavras

Nisa, realmente é quase inacreditavel, mais é uma obra de Stephen King, realmente nos dias de hoje ta cada dia mais dificil vermos filmes com essa profundidade.

obg a todos

Mi reabilite rebobinou e disse...

Se eu pudesse lembrar nome por nome dos filmes trashs q eu assistia qdo cça! Ainda bem que vez por outra aparecem post assim, thank you

Bjoss
Mi

diego rebobinou e disse...

Olá pessoal. Sou novo por aqui e estou repassando todos as postagens e desde o início estou delirantemente encantado com a forma que são colocados os assuntos. Muito bom mesmo.
Claro que referente ao filme Conta Comigo não há expressão suficiente para dizer o que cada pessoa com o mínimo de sentimento sente ao ver esse filme.
Parabéns pelas escolhas em cada tópico e ese sem dúvida é PERFEITO.

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Ola Diego OBG por prestigiar o Rebobinando, seja bem vindo, realmente esse é um filme emocinante
um grande abraço

Vitor rebobinou e disse...

Muito bom as suas postagens e o filme também , é uma verdadeira história de amizade , cujo , hoje em dia tem gente que não leva uma amizade como essas a sério ! Vejo esse filme sempre , um dos melhores filme que eu já vi na minha vida ! Parabéns ai pela postagem Marcos ...

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Olá Vitor, com certeza cara, esse é um daqueles filmes memoráveis que agente nunca esquece, é impossível assistir a esse filme e não entender o verdadeiro sentido da amizade.

obg pela visita, por prestigiar o Rebobinando e pelas palavras, grande abraço

WLADEMIR THOMAZ....HOMEM MUI DESEJADO rebobinou e disse...

Eu assiti esse filme na minha adolescencia..maravilhosos anos 80 q nos prestigiava com preciosidades como este filme. Um elenco jovem tão afinado e promissor só poderia dar nisso. Ver Phenix e Feldmam atuarem ja é algo primordial. A estoria é infinitamete triste mas de uma verdade, de uma singeleza e de uma profundidade q as lagrimas escorrem sem encontrar barreiras!! Estou chrando agra pq me lembrei do filme, de sua estoria, dos anos 80 e de mim mesmo, eu era apenas um adolescente com medo de crescer quando Conta Comigo foi as telas de cinema!! Obgado a vc pelo post..obgado King pela estoria..obgado elenco!!

gcm-direito rebobinou e disse...

realmente fico sem palavras quando toco no assinto desse filme, pois fico muito triste a chego a chorar todas as vezes que vejo o filme, nunca consegui chegar a uma explicação concreta referente ao meu sentimendo durante e após assistir, mas o filme nos faz enxergar a realidade e sentir a intensidade da amizade e lealdade, sem palavras referente ao tópico...

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Olá WLADEMIR THOMAZ, realmente é um filme fascinante que desperta uma gama de sentimentos, que nem nós mesmos sabíamos que estava lá, assistir a esse e não ser tocado por ele é praticamente impossível.

Obg por prestigiar o Rebobinando.

--------------------------------

Olá, gcm-direito. Entendo seus sentimentos com relação ao filme, pois dentro de cada um de nós existe uma ânsia pela infância perdida, por momentos bons que não voltam mais. E esse filme tem o poder de despertar todo esse sentimento saudosista, é um filme sensível e profundo que toca a alma humana.

Obg pela visita, volte sempre

Unknown rebobinou e disse...

Well, voltei aqui pra matar a saudade!!
Ola Marcos! Ola Gcm-direito!!
Ja vi q o filme teve o mesmo efeito em nós todos!! Não há como negar q há um pouco de cada um d nós em cada personagem!! A irreverência de Feldam e faz lembrar de quem eu sou hj!! Fui feliz em minha adolescência a despeito do martirio que era ter, dentro de casa, um pai alcoolatra. Muitas vezes eu ia ao cinema pra " viver " a vida dos personagens dos filmes que ,assistia numa fuga épica aos muito dissabores de dentro de casa!! Ah!!! Hj sou um cara de 45 anos que ainda se emociona!! Será que sou ainda aquela criança que cresceu mas continua presa as dores, alegrias e fortes emoções que experimentei naquela época? Não sei responder mas caso eu seja, faria tudo d novo, sofreria tudo de novo, choraria tudo de novo, só pra poder ser exatamente quem sou hj!! Filmes como esse, visto na adolescencia nos faz refletir sobre o real valor das coisas!! Mesmo q seu amigo, ou irmão, ou pai, quem quer que seja, não seja perfeito é maravilhoso poder olhar nos olhos dessa pessoa e ver além dos erros e mazelas!!

Conta comigo!!!

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Olá Wlademir Thomaz, vc disse tudo, acredito que o sucesso desse filme se dá justamente no fato de existir dentro de cada um de nós um pouco desses personagens que tanto nos cativaram. Existe uma verdade tão grande e tão sincera nesse filme que somos transportado pra ele, e só quem realmente teve uma infância pura e inocente como tínhamos no passado, tem a sensibilidade para captar todo esse sentimento que o filme nos passa. É triste ver que as crianças dos dias atuais perdem tão cedo essa pureza e inocência.

Abraços amigo volte sempre

Anônimo rebobinou e disse...

Hi, i think that i saw you visited my website so i came to “return the favor”.
I'm trying to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use some of your ideas!!
Also visit my web blog - vidacup international

Anônimo rebobinou e disse...

I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
I don't know who you are but certainly you're going
to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!
Here is my web blog ; click through the following internet site

Anônimo rebobinou e disse...

Nice answer back in return of this query with genuine
arguments and telling all concerning that.
my web page - Boat booking ecommerce specialist

Anônimo rebobinou e disse...

Hey there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I truly enjoy reading your blog posts.
Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the
same topics? Many thanks!

My web blog :: jobs

Anônimo rebobinou e disse...

The Garcina Cambogia is a fat burning supplement extracted from pumpkin designed fruit likewise called
a tamarind.

Feel free to surf to my page; weight loss diet (www.justcallup.com)

Anônimo rebobinou e disse...

Lately, the 70 % HCA Garcina Cambogia capsules have been released to the industry.

The facility has been in company much more compared to
20 years. This fruit remove tin subdue the hunger.


Also visit my weblog loss naturally (www.occupennial.org)

Anônimo rebobinou e disse...

Hello, after reading this remarkable piece of writing i am too
glad to share my knowledge here with friends.


Feel free to surf to my web page :: garcinia cambogia gnc chews

Anônimo rebobinou e disse...

Pretty nice post. I simply stumbled upon your weblog
and wanted to say that I've really enjoyed browsing
your weblog posts. After all I will be subscribing in your rss
feed and I'm hoping you write again soon!

my blog post :: dezvoltare personala ()

Anônimo rebobinou e disse...

Does your website have a contact page? I'm having problems locating it but, I'd like to send
you an email. I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing.
Either way, great site and I look forward to seeing it expand over time.



Here is my web-site: dezvoltare personala, compro.seoultech.ac.kr,

Anônimo rebobinou e disse...

To define mulch, it is just a layer of protective material which is spread too much associated with an soil.
They also discovered that knowledge and understanding increased in a lot of curriculum related scenarios.
The great thing is these sports are generally supervised by adults.


Feel free to surf to my blog; www.playground.cn

Anônimo rebobinou e disse...

Eu garanto uma coisa: tenho um AMOR ETERNO por esse filme. Lindo, lindo, mil vezes lindo. A simplicidade da história tem uma beleza indescritível. Quando assisti fiquei emocionada em saber que o Chris Chambers havia morrido. Um tempo depois o que mais me comoveu é também saber que seu intérprete River Phoenix (o qual sou grande fã) também já havia falecido e tão jovem.
Tudo nesse filme é deslumbrante, os atores, a trilha sonora, o cenário, a história, a época, enfim... tudo! Castle Rock ficou pra sempre na minha memória como uma cidade pequenina que me faz recordar da infância e associar a inocência. Amo, amo, amo, amo amo muitooooooooooooooooooooo "Conta Comigo". Tenho o filme em DVD, tenho a música "Stand By Me" e tenho o livro "Quatro Estações" no qual tem o conto "Outono da Inocência: O Corpo" que foi inspiração para o filme. Lindo demais.
Natália

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;