7

O mistério das marcas

 Ola a todos, mas uma vez aproveitando os poucos momentos que disponho para postar no blog, trago uma curiosidade que me foi despertada num curso que eu estava fazendo, nesse curso o professor falava sobre logótipos, mostrando o significado de alguns, achei muito interessante, e por isso quero falar neste post sobre os significados por traz das marcas.


Todo mundo já sabe que a marca vai muito além de um simples desenho ou uma simples fonte, tem toda uma história que envolve essa marca e tem toda uma lógica explicando o motivo da marca ser essa e não aquela.

Você já se perguntou por que o símbolo da Nike é assim? Já se perguntou por que o símbolo da apple é uma maça mordida e não uma maça inteira? E a BIC o que tem a ver com aquele bonequinho? Essa e outras respostas sobre as marcas você vai encontrar nessa postagem.

Um logótipo pode dizer muito, mas as vezes precisa de tradução. Conheça o sentido de algumas imagens vendedoras.

É SÓ OLHAR


Apple A maça lembra Isaac Newton; a mordida o senso de descoberta.
Dove era marca exclusiva dos militares. Daí a pomba (em inglês, dove) da paz.
Abril Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.
Playboy Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz “óbvias conotações sexuais”.
Michelin O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.

Linux O criador do software achou uma foto de pinguim na rede e adotou o símbolo.
Lacoste Crocodilo era o apelido do aguerrido René Lacoste, criador da marca.
Perdigão A empresa nasceu na Vila dos Perdizes (outro nome para perdigão), hoje Videira (SC).
Hering Os peixes são arenques – em alemão, hering, sobrenome dos fundadores.
Nestlé O nome significa “ninhozinho” em francês, daó a família de pássaros.
Red Bull O combate de touros vermelhos representa a energia que a bebida dá.
Cavalera A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.


BMW
A sigla significa “fábrica de motores da Bavária”, cuja bandeira está no círculo.
Bic O Bic Boy foi criado em 1961 para popularizar canetas entre crianças.
Olympikus Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.
MSN A borboleta “captura a imaginação e a liberdade” de conversar no MSN.
Kibon A imagem busca harmonizar a forma de coração com a cosistência de um sorvete.
JAVA Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.
Agip As 6 patas do cão somam 4 rodas do carro e 2 patas do motorista. Sério.


AS LETRAS OCULTAS NOS LOGO


Bozzano É um B, mas também representa o movimento de passar o creme na bochecha.
Texaco A estrela e o T simbolizam o Texas, “o estado da estrela solitária”.
Volkswagen Para quem nunca reparou: há um V (“volks”) sobre o W (“wagen”).
Toyota É um T estilizado e também um globo representando o potencial de expansão.
Zoomp Repare que tem um Z no meio do raio, símbolo de energia criativa.
Banco do Brasil A forma parece abstrata, mas são dois bês entrelaçados.
Electrolux O “biquini fio-dental” é na verdade um E, bem achatado, sobre o sol.

AS FORMAS 

Shell A “concha” da petrolífera vem do pai do fundador, que tinha uma coleção delas.
Globo
É um globo com uma tela transmitindo…um globo!
Mercedes-Benz A estrela tem 3 pontas pela ambição do fundador de dominar terra, mar e ar.
Credicard Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.
Malboro O abstrato M vermelho é herança de quando o filtro era vermelho.
Bradesco Cada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.

Mitsubishi Em japonês, significa literalmente “3 losangos” representados na marca.

HSBC Os triângulos brancos são um H e os vermelhos simbolizam expansão.
Yamaha São 3 diapasões (instrumentos de afinação), pela origem musical da marca.
Hyundai O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.
Carrefour Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da frança.
Adidas A “florzinha” é na verdade o mapa-múndi dividido em 3.

Audi Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora.

Nike São as “asas da vitória” mas um símbolo abstrato, escolhido em concurso.
Atari O fundador americano curtia tanto o Japão que se inspirou no monte Fuji.
Terra As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.
UOL É o universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.
Sony Ericsson Com muita boa vontade, você vê na bolinha um S e um E minúsculo

Fonte ( revista Superinteressante )

7 Comentários:

Unknown rebobinou e disse...

Muito intessante e criativo, seu poster está nota dez.
Abraço

K & A. rebobinou e disse...

Olá, Marcos!
Valeu pela aula!!
Abçs!
Rike.

Anônimo rebobinou e disse...

Muito bom
agente olha essas marcas e num faz
nem ideia que a um significado
por traz de cada desenho
muito bom mesmo

Bruno Castilho

SeuLuiz rebobinou e disse...

Algumas eu até já sabia, mas a maioria não. muito interessante, Marcos.

Quanto ao problema do seu blog estar aparecendo só dois post na página inicial. Entre no Bogger, vá em Configurações, Formatação e no primeiro intem(Mostrar no máximo) você configura quantas postagens você quer. Espero que ajude.

Abraços!

Anônimo rebobinou e disse...

Gostei muito do post.interessante saber mais a respeito de marcas.

rebobinou e disse...

LEMBRO DO SACRIFICIO QUE FOI PRA EU CONSEGUIR ENXERGAR O C NA ANCORA DO CARREFOUR!!

E VC JA TAVA FICANDO SEM PACIENCIA RSRSRRS MAS CONSEGUI!!

AGORA UM NOVO DESAFIO: ENXERGAR ESSE "S" E ESSE "E" MINUSCULO DA SONY ERICSSON :)

TE AMO

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Oi amo, adoro quando vc vem comentar no meu blog,
é amo eu lembro disso rsrsrs,ah mas a primeira vista é dificil enchergar mesmo, olha essa da Sony Ericssom nem eu vi ainda rsrs

também te amo minha linda

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;