9

Burros? Não! Todos somos inteligentes.





Bem galera, esses dias estava eu, conversando com um amigo sobre um livro muito interessante que ele estava lendo, um livro que aguçou muito a minha curiosidade, e fui da uma pesquisada sobre o assunto.

O livro fala sobre os tipos de inteligência existentes no nosso cérebro. Já me deparei com muita gente que sofria por achar que não tinha talento ou aptidão para nada, eu mesmo por muitas vezes, já me senti assim por não me encaixar em determinada aria em que via que meus amigos dominavam com facilidade, em quanto que eu não conseguia desenvolver aquela determinada atividade, e digo a vocês isso é um saco! Já me senti perdido, sem direção e me achando um inútil que não prestava pra nada, mas ai o tempo passa, agente erra daqui, erra dali e caba descobrindo que não somos um inútil, imprestável, apenas estávamos indo na direção errada e fazendo as escolhas erradas.

Quando eu descobri do que eu realmente gostava, em que, eu realmente era bom, ou o que, realmente me atraia, tudo ficou bem mas claro pra mim.

 Howard Gardner

Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinadas dentro de sí. No entanto cada pessoa tem uma delas desenvolvida de modo mais forte e que se sobrepõe sobre as outras.

Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são: 

Inteligência Linguistica

Inteligência Linguistica: Talento para lidar com as letras e com as pessoas width=As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

Inteligência Lógica

Inteligência Lógica: Talento para lidar com números e questões lógicasPessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas tem facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

Inteligência Motora

Inteligência Motora: Talento para os esportes e para a dançaPessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distancia e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado a coordenação e capacidade motora.

Inteligência Espacial

Inteligência Espacial: Grande capacidade de abstração 3D e 2D, relacionada também a criatividadePessoas com este perfil de inteligência, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

Inteligência Musical

Inteligência Musical: grande talento para a música e aptidão criativaÉ um dos tipo raros de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas músicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. Pessoas com este perfil é como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas tem esta inteligência tão evoluida que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados a criatividade.

Inteligência Interpessoal

Inteligência Interpessoal: liderança prática para comandar as pessoasInteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extemamente ativas e em geral causam uma grande adimiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para sí. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

Inteligência Intrapessoal

Inteligência Intrapessoal: Liderança indireta para influenciar as pessoasÉ um tipo raro de inteligência, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres interpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de idéias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

As Inteligências Predominantes:
  Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:
Inteligência Linguistica * 29 % Inteligência Linguistica: 29%
Inteligência Lógica * 29 % Inteligência Lógica: 29%
Inteligência Motora 16 % Inteligência Motora: 16%
Inteligência Espacial 14 % Inteligência Espacial: 14%
Inteligência Musical 6 % Inteligência Musical: 6%
Inteligência Interpessoal 4 % Inteligência Interpessoal: 4%
Inteligência Intrapessoal 2 % Inteligência Intrapessoal: 2%

*: são chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI

Fonte ( Guia da carreira )

9 Comentários:

Catarino rebobinou e disse...

Muito interessante, pois é fácil chamar o outro de burro só porque não sabe ou não aprende alguma coisa que parece fácil.

Anônimo rebobinou e disse...

Realmente isso esclarece muita coisa, pq as vezes agente chega a desanimar achando que não é capaz.


muito bom

Bruno Castilho

Beth Muniz rebobinou e disse...

Muito bom.
Realmente não existe ninguém burro.
No máximo, sem oportunidades de conhecimento.
Parabéns querido.
Beijo.

Angelus rebobinou e disse...

Muito interessante essa divisão da Inteligência em tipos diferentes. Essa divisão faz todo o sentido, além de mostrar de forma clara que não existem pessoas "burras".

Também quero aproveitar para agredecer o comentário em meu blog e por você o estar seguindo. Seja muito bem vindo e espero que goste e apareça mais vezes.

Eduardo Montanari rebobinou e disse...

Pelo que pude perceber na leitura, possuo mais a inteligência linguística.
Não sei se concordo com a Beth Muniz quando ela diz que não existe ninguém burro. O que eu mais tenho visto ultimamente são pessoas que não parecem ter nenhum tipo dessas inteligências.

Mary rebobinou e disse...

Gente, adorei! Que interessante! Claro, que eu, só funciona o lado esquerdo. kkkk... magina... Por isso, sou uma pobre mortal. Abraços.

rebobinou e disse...

Por eu viver no "mundo da Lua" não podia dar outra a não ser inteligência Espacial

Que Tragico x_x

Te amo

Anônimo rebobinou e disse...

Gostei do texto. Estou procurando textos para discusão na disciplina de ensino religioso e este é interessante para elevar a auto-estima dos alunos.

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Olá amigo anônimo, obg pela visita e comentário, realmente esse assunto é muito interessante mesmo, tem muita gente com uma baixa estima por ai, justamente por se achar incapaz naquilo que muitos fazem com facilidade, eu já fui assim, até que descobri que não se trata de burrice ou incapacidade, mas sim de eu estar indo na direção errada e fazendo as escolhas erradas.

Abraços

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;