10

Marvel lança quadrinho com Homem-Aranha negro de origen latina, e viva a diversidade

De origem hispânica, o personagem Miles Morales entra no lugar de Peter Parker em série paralela da editora de quadrinhos.


Ola, a todos caros amigos Rebobinantes, Eu fico me perguntando, por que, algumas pessoas ainda resistem à idéia de diversidade, e agem com tanta estupidez, quando consideram que alguém é inferior, diferente ou fora dos padrões pré-determinados por essa sociedade capitalista. Por que, algumas pessoas ainda têm tanta dificuldade em aceitar as diferenças seja ela social sexual ou étnica, eu me pergunto o porquê, de tanto preconceito? Elas vão ao cinema, veem televisão, leem as histórias em quadrinhos e aceitam tranquilamente, à idéia de mutantes, alienígena super poderosos, figuras mitológicas, humanos geneticamente modificados, policiais intergalácticos, mágicos, anéis de poder, reis que se apaixonam por empregadas no cangaço, princesas que moram no sertão, robôs com forma humana, e não conseguem aceitar e entender o seu próximo, o seu igual, um ser humano como ele.


Achei interessante e desafiadora essa idéia da Marvel, de criar um Homem-Aranha negro e de origem hispânica, mesmo sendo uma história paralela, por que uma coisa é você criar um herói negro que nunca existiu, outra é você pegar um herói, já consagrado e de uma determinada raça e etnia e mudá-lo para outra totalmente diferente.


O novo herói aracnídeo será o protagonista da série de quadrinhos “Ultimate Comics Fallout”, com histórias alternativas às originais. Nesta versão paralela, Peter Parker morreu depois de um duelo com o rival Duende Verde. Mas o personagegem continua vivo na série chamada “The Amazing Spider-Man”.

“Quando surgiu a oportunidade de criar um novo Homem-Aranha, sabíamos que precisava ser um personagem que representasse a diversidade, tanto em questão de origem como experiência do século XXI”, afirmou o redator-chefe da Marvel Comics, Axel Alonso, em um comunicado oficial.

Com o nome de Miles Morales, o novo herói começou a ser planejado antes da eleição de Barack Obama. Só que a vitória do candidato democrata foi fundamental para a existência do personagem.

Assim como Peter Parker, Morales é um garoto nerd. Só que em vez de morar no bairro do Queens, vive com os pais no Brooklyn e terá poderes diferentes do Homem-Aranha já conhecido de todos. Seu primeiro desafio será contra o inimigo Canguru, que tentará assaltar um restaurante de comida chinesa.

 

Saindo um pouco do assunto em questão, já vi mudanças parecidas nas telonas, em que personagens que eram originalmente de cor branca, e foram representados por atores negros, só que os personagens não eram tão significativos, como é o caso do Homem-Aranha. 

Recentemente vimos isso no filme do Thor, com o deus Nórdico Heimdall, que tanto nos quadrinhos como na mitologia, tem por característica a pela branca e nos cinemas foi interpretado por um negro o ator Idris Elba, que, diga-se de passagem, ficou muito show, se bem que eu nunca ouvi falar de nenhum deus nórdico negro, se existir me avisem.

Heimdall do filme Thor

 O ator Idris Elba e o personagem dos quadrinos Heimdall

E no filme, O demolidor, onde o Rei do Crime foi interpretado pelo ator Michael Clarke Duncan, sendo que nos quadrinhos o Rei do crime é branco.

O ator  Michael Clarke Duncan e o Rei do crime dos quadrinhos

Filme O Demolidor

Bom galera, é isso, e viva a diversidade e abaixo o preconceito.

Fonte das imagens (  Arts Fenix e Google  )

10 Comentários:

BLOGZOOM rebobinou e disse...

Pois é, já li até discussão de como poderia ser Jesus. E hoje, que coincidencia, no Facebook, uma amiga falava justavamente sobre preconceito! Na verdade, este mundo é cretino mesmo, porque discriminação sofremos de várias formas. Eu passei por isso e foi ruim, muito mesmo. Genial a proposta da Marvel.

Bjs

Edu Chaves rebobinou e disse...

Tirando o discussão sobre preconceito racial e etc, convenhamos: isso nada mais foi do que uma estratégia de marketing da Marvel para resgatar um dos mais lucrativos heróis da editora. E achei bem interessante pois chamou muita a atenção e trouxe o debate sobre preconceito.

Seguindo o seu blog! Abraços

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Oi Syssim

- Pois é, o ser humano esta regredindo e isso é fato, eu já nem sei em que estamos nos tornando, tenho até medo de pensar. Mas nos dias de hoje, nesse mundo tão miscigenado, não ha razão para preconceitos, a pessoa preconceituosa deve ser muito idiota, que não enxerga isso.



- Ola Edu Chaves, seja bem vindo

Bom, marketing ou não, chamou atenção para esse lado da diversidade e do preconceito, é mais um veiculo de conscientização, ainda que, de repente a intenção não tenha sido essa.

Grande abraço

Eduardo Montanari rebobinou e disse...

Um dos motivos que me fez parar de ler os quadrinhos americanos (Marvel e DC) foi essa pataquada toda que eles fazem com os personagens, essas jogadas de marketing ridículas apenas para vender mais gibis. A morte do Superman, a morte do Batman, a morte do Homem-Aranha, do Capitão América. E pra que? Pra seis meses depois, todos eles ressuscitarem como se nada tivesse acontecido.
Tirando essa jogada de marketing, achei interessante o novo Homem-Aranha. Sempre achei o PP um bunda mole.

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Pois é Edu, ninguém quer perder né, e principalmente a indústria de entretenimento, sempre querem vender mais, matam até a família inteira se for preciso rs.

Thalita Oliveira rebobinou e disse...

Nuss , assim, a ideia da Marvel é boa, mas mudar o homem aranha acho que não é uma ideia tão boa assim não :s , puts é tipo o homem aranha ! O cara sempre foi branco, agora recriar a história com ele sendo negro é bem tenso :s , fora que sempre vai ficar 'na sombra' do branco, acho que seria melhor criar um outro personagem sendo negro, assim ele ia ter personalidade própria, ele ia ser só ele, não ia ter uma comparação com um outro personagem ><


Bjim

Marcos Mariano rebobinou e disse...

Oi Thalita, mas é só uma história paralela, alternativa, a história original com o Homem-Aranha que conhecemos vai continuar.

grande abraço

Thalita Oliveira rebobinou e disse...

ah sim ^^'

Mesmo assim ainda acho que o heroi negro tem que ser um heroi novo u_u' -qqq

Bjim

Reflexo do nada rebobinou e disse...

Show de bola seu post e um viva a sua atitude e pensamento.
Também acho que o "diferente" é uma tendencia não só nos quadrinho e telona como na vida comum.
Adorei seu blog.
Sucesso a vc.
Abraço.

Hilton Pires rebobinou e disse...

Homem Aranha Negro? vindo dos americanos, parece que a Globalização ou desespero em cativar (Ganhar + $$$) os hispanicos aliando isso ao preconceitos de alguns. Vai chamar atenção facil ou seja render $$$. rsrs

Vim retribuir o comentário feito ao Blog Oiton.

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;