19

O lado negro do Sr.Mc Donald's - Parte 2


A todos os Rebobinantes de plantão meu olá. Bom galera, há algum tempo atrás fiz aqui um post que falava sobre o sistema de trabalho do Mc Donald’s, começando assim uma série de post mostrando o que essa rede de fast food tenta esconder de seus consumidores

Ver link: O lado negro do Sr.Mc Donald's - Parte 1

 Quero deixar claro, que não estou fazendo nenhuma campanha ante Mc Donald’s, ou qualquer coisa do tipo, minha intenção aqui é somente informar, então, seja Mc Donald’s, Bob’s, Subway, Giraffas, Habib’s , Burger King ou qualquer outra, que eu tenha a informação de algo obscuro ou estranho em sua forma de trabalho ou na preparação de seus alimentos, com certeza estarei postando aqui. Sabemos que o sistema de trabalho e preparação de alimentos nessas redes de fast food são muito parecidos, o que não quer dizer que todas façam do mesmo jeito, mas fica um alerta.

A prova definitiva de que o Mc Donald’s não é saudável


Muitas são as “lendas” sobre o Mc Donald’s, ja se falou em carne com minhocas nos hamburgers, levando o Mc Donald’s até a fazer um vídeo contando que saíria muito mais caro fazer hamburger de minhoca do que de carne bovina. Mas dessa vez a coisa foi mais séria, talvez você não tenha tomado conhecimento, mas no inicio do ano de 2012, foi noticiado em diversas mídias que o renomado e divertido Chef Jamie Oliver descobriu e denunciou que o Mc Donald’s utilizava hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosa, em recheio para seus hamburgers nos Estados Unidos. A marca anunciou que mudaria a receita, segundo informações do jornal Mail Online.

Chef Jamie Oliver
“Estamos comendo um produto que deveria ser vendido como a carne mais barata para cachorros e, após esse processo, dão o produto para humanos. Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?” Diz o Chef.
No Brasil a Arcos Dourados responsável pela rede Mc Donald’s na America Latina informou que “o aditivo em questão não é utilizado como ingrediente nem em qualquer processo da cadeia produtiva da marca na região”. A companhia ainda acrescentou: “os hambúrgueres são preparados com 100% de carne bovina e que toda a produção é validada pelas autoridades regulatórias locais”. ( Será?)

Bom, depois de informar os desinformados e relembrar os esquecido, continuemos.

A verdade por trás das fotos apetitosas dos sanduíches do McDonald’s


Quem mostra e revela os fatos desta vez é a própria diretora de marketing do McDonald’s no Canadá. Hope Bagozzi visita uma sessão de fotografia do sanduíches da rede, e explica o motivo da foto no cardápio ser tão diferente do produto real.

A explicação básica é: Na foto, a edição valoriza os ingredientes para fora do pão.

Obviamente, não é tão simples assim, mas aqui é o McDonald’s dando a cara a tapa ( sei! ) e falando de algo que toda a indústria do fast food foge. Importante notar também no vídeo, a exibição de outros truques de edição no Photoshop para criar esse aspecto.

Se você tiver um tempinho a mais, vale apena ver esse vídeo, são 3 minutinhos


É óbvio que esse vídeo é bem parcial e manipulador. É na verdade a nova forma de se relacionar e ganhar o cliente, a dita transparência. Foto de alimento sempre é fake. Os alimentos não suportam tanta luz por muitas horas. E o efeito com produtos reais nunca vai ser o desejado.

O que a gente pode fazer é analisar se o vídeo convence ou não. Até que a Hope passa firmeza e segurança. Mas é só pra quem não tem noção mesmo de que esse mundo é feito de meias verdades e muitos terabytes de mentira pura.

O mundo em alguns aspectos continua o mesmo. De um lado , pessoas com pouca informação e disposição pra acreditar. Do outro, uma minoria persuadindo o restante a fazer o que não é o melhor pra esse grupo restante.

Bom galera, vou parar por aqui, mas prometo uma terceira parte, para não me estender de mais nesse post ( isso ta rendendo ). Na verdade o McDonald’s  é só um exemplo do que a maioria das grandes e poderosas empresas fazem, ocultam, maquiam, exploram, mentem e etc, etc e etc... 

Agora cabe a cada um tirar sua própria conclusão.

19 Comentários:

marcia rebobinou e disse...

BOM DIA !!

VENHO POR MEIO DESTA LHE CONVIDAR A CONHECER MINHA PAGINA , http://brechodosul.blogspot.com.br, SERÁ UMA HONRA TER VOCÊ COMO SEGUIDORA E LINKARMOS SE VOCÊ QUISER , ESTA DE PARABÉNS LINDA PAGINA , DESCULPA A LETRA GRANDE MAIS SOU DEFICIENTE OK!!
SE QUISER VOTAR NO G+1 E NO TOP BLOG 2012 NO MEU BLOG AGRADEÇO . QUERENDO COMPRAR ALGO ME ESCREVA SERÁ UM ENORME PRAZER EM ATENDE-LA

OBRIGADA

MARCIA REGINA –email – admin@homesoft.com.br

Paulo Cesar PC rebobinou e disse...

Marcos, venho agradecer a presença do amigo recentemente por lá na nossa tribuna de ideias e opiniões. Desejo sucesso e muita sorte no seu espaço. Não é tarefa fácil colocar nossas ideias e aquilo que objetivamos fazer para uma análise geral, mas o amigo certamente já deve está colhendo os bons frutos de sua ideia aqui. Um grande abraço. Sucesso, sempre!

Angelus rebobinou e disse...

Essa rede de alimentos manipula as pessoas de forma incrível. É praticamente um sinal de status comer no McDonald´s. Por isso o senso crítico das pessoas é posto de lado. Afinal "como pode uma empresa tããão famosa como essa, fazer uma coisa dessas?!" Pois é, pode. Não é atoa que é uma rede tão rica e influente.

Muito bom você mostrar essas coisas aqui. É bom abrir os olhos do pessoal.
Grande abraço. Boa semana.

Milene Lima rebobinou e disse...

Concordo com o seu amigo, o segundo comentador. O povo se prende muito nessa bobagem de status e simplesmente não questiona. É muito louco isso.

Aqui na cidade não temos (ainda) o McDonald´s, mas temos o Bob's e dizem estar chegando o tal Subway.

Muito bom texto, Marcos.
Beijo!

Sérgio Santos rebobinou e disse...

Oi Marcos, gostei do texto. Já sabia dessa 'lenda' das minhocas, mas nunca acreditei. Sobre a foto é um fato mesmo, é pura enganação e isso em qualquer estabelecimento alimentício. As fotos são sempre mais bonitas do que a comida. Aliás, até nas embalagens de comidas prontas nos supermercados. Já havia visto esse vídeo, é interessante, embora parcial. Abrçs!

A Viajante rebobinou e disse...

Oi Marcos... fiz uma leitura dinâmica e não assisti aos vídeos. Amo a "porcaria" do sanduíche do MC e por isso, preferi não ler tudo, na íntegra e me espantar [ou me condenar] ao sentir aquele cheirinho e querer devorar um quarteirão com queijo e batata frita... risos... beijão e obrigada pela ida ao meu blog! Volta sempre!

Uma Interessante Vida rebobinou e disse...

Oi, Marcos, interessante suas informações... já conhecia a lenda da minhoca, mas sempre duvidei... sobre o vídeo que você postou, vi uma vez pelo facebook e de fato, eles "manipulam" a foto para que o produto venda. beijos e linda tarde.

Heitor Lima rebobinou e disse...

Nossa, quanta informação escabrosa! :P
Não são só boatos, então. A gente nunca sabe em quem acreditar até ver algo assim. Ainda bem que não consumo muito McDonalds xD Só no McDia Feliz, porque né \õõ
Muito obrigado pela sua retribuição, você será sempre bem-vindo.
Fico encantado quando venho aqui *-*
Até mais ;D

Jeniffer Yara rebobinou e disse...

Eu vi sobre o vídeo das imagens dos alimentos na propaganda serem tão diferentes do que são na realidade, enfim, é só mais uma empresa nos enganando, assim como você disse. Infelizmente, a maioria de toda a população ainda vive na ignorância de não saber muita coisa e de nem desconfiar do que acontece por trás de todo o marketing dessas grandes empresas.

Beijos ;}
Meu outro lado

Jacques rebobinou e disse...

Olá, Marcos.
Eu nunca frequentei esse tipo de lugar e acho uma pouca vergonha o que eles fazem, empregando jovens para poder pagar menos e vendendo uma comida praticamente superficial.
Mas enquanto existirem pessoas que se deixam levar (e vivem) pelas aparências, estabelecimentos como esse continuarão faturando alto.
Abraço.

Unknown rebobinou e disse...

Não é a toa que sempre privei meus filhos menores de gozar desses privilégios frequentando os tais Mc Donald’s, Bob’s, Subway, Giraffas, Habib’s , Burger King .
Já tinha uma ideia de que tudo isso seria de um mau terrível para os seres humanos desde a infância.
Hoje tenho orgulho disso, pois eles (filhos) estão saudáveis e só gostam de alimentos naturais.
Gostei da sua contundência a respeito dessa matéria.
Abraço

eder ribeiro rebobinou e disse...

Marcos, se tem um alimento q não dou aos meu filhos é sanduíche de qq rede, tb enlatadoss, embutidoS e refrigerante, temto ser o mais natureba q puder. Contudo, gados e aves recebe uma quantidade enorme de hormônio, verduras e legumes são borrificados com agrotóxicos e assim vai. Abçs.

Paty Michele rebobinou e disse...

Seu texto é de utilidade pública!
Passo meses sem comer esse troço, mas vira e mexe caio na tentação. Mas pro meu filho, só a batatinha.

Um abraço, Marcos.

É Comigo??? rebobinou e disse...

Procura um filme chamado Nação Fast Food!Dá pra vc escrever uma outra matéria a respeito de como funciona essas redes de fastfood, de uma forma mais abrangente!
Ps.:Que bom que divulgou isso!Eu já tinha lido, mas muita gente não, e é importante que a maior quantidade de pessoas souber disso, melhor!

BLOGZOOM rebobinou e disse...

Marcos,

Aprovo tudo que voce apresenta de informação e curiosidades!

Só vou lá (MD) raríssimas vezes, eu não suporto os alimentos oferecidos, nao gosto, nem adianta provar por A+B que é bom ou que é muito ruim à saúde.

Quando quero comer um sanduiche, eu sei muito bem para onde ir.

Sobre a foto do sanduiche, ela me fez lembrar do filme Um Dia de Furia.



Beijos

Woody rebobinou e disse...

O lanchonete está aí pra quem quiser comer, ninguém enfia vc lá dentro e te obriga a comer, os comerciais tem msg subliminar? sim!! como todas as marcas fazem, o lanche não é saudável? Não!! mas é uma delicia, assim como tudo que não não presta!!! Então se estamos nesse mundo e não pudermos berber de vez em quando e ficar bêbado, comer uma porcaria, vamos viver essa vida de merda que a sociedade nos impões!! Um monte de ovelhas manipuladas pela massa, nascendo, crescendo, constituindo familia, filhos, morte.... Diga não a teoria da conspiração, diga sim ao livre arbitrio!!!

Anônimo rebobinou e disse...

minhoca é saudavel

Anônimo rebobinou e disse...

Não gostei da maioria dos comentários aqui! Achei as palavras duras demais! Mesmo que vocês e todos os internautas digam que isso "é a pura verdade", odeio quando dizem que "as pessoas, ou o povo, não raciocina, não tem discernimento", pois faço parte do povo! E também evito ao máximo proferir a palavra "infelizmente", porque se refere a coisas negativas! Sinto-me extremamente irritado ao ler coisas como essas!
Enfim, este é meu relato. Não estou nem aí para o que pensam dessa rede chamada McDonald's, e menos ainda do Burger King, nem do car****-a-quatro!
Passar bem!
Guilherm

bla rebobinou e disse...

Blz

Postar um comentário

REGRAS DO BLOG
- Todos os comentários são moderados e só ficarão disponíveis após serem aprovados.

SERÃO BLOQUEADOS OU APAGADOS AQUELES COMENTÁRIOS QUE CONSISTAM EM:
- Ofensas, grosserias e discordâncias desrespeitosas contra o autor do blog, ou outros comentaristas;
- Comentários com o objetivo exclusivo de perturbar (trollagens, provocações e bullying virtual)
- Comentários sem relação alguma com o conteúdo;
- Comentários duplicados;
- Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa, grupo de pessoas e instituições;
- Pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
- Propagandas políticas, religiosas, de produtos e serviços.
- Comentários que caracterizem prática de spam;

 
no-repit center;